Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Análise de concorrência nas licitações: saiba como e por que fazer


Viu um edital de licitação e decidiu participar? Saiba agora porque fazer uma análise de concorrência nas licitações pode te ajudar a ter maior competitividade.

Continue a leitura e confira as seguintes informações sobre o assunto:

  • Por que fazer análise de concorrência nas licitações?
  • Como fazer análise de concorrência nas licitações
  • Benefícios da análise de concorrência
  • Definição de preço para pregões eletrônicos e licitações
  • Estratégias úteis para quem vai participar de uma licitação

Por que fazer análise de concorrência nas licitações?

A resposta mais curta é: para determinar seu preço de modo mais eficiente. Contudo, podemos ir um pouco além.

Muitos gestores e responsáveis nas empresas ainda têm dúvidas sobre as análises de concorrência. Afinal, há tanto para fazer internamente na organização antes de uma licitação que parar e olhar para os concorrentes parece desperdício de tempo.

Contudo, esse tipo de análise permite uma abordagem mais crítica do mercado para entender melhor o posicionamento no setor, faturamento e pode impactar no aumento do número de contratos.

Existem diversas empresas especializadas em licitações e pregões eletrônicos que já saem na frente nesses contratos de serviço. Por isso, saber quem são, como trabalham e qual o tipo de serviço preferem prestar é uma forma de aprender e listar pontos fortes e fracos da sua própria companhia.

– Leia também: Análise de mercado nas licitações: por que realizar antes de participar?

Como fazer análise de concorrência nas licitações

Existem algumas maneiras de fazer isso. A primeira, e mais simples, é buscar as licitações já aprovadas e conferir quais foram as empresas vencedoras, os preços cobrados, os prazos exigidos e outros fatores de interesse presentes nos editais da licitação.

Outra maneira é através da etapa de habilitação.

As licitações exigem das empresas interessadas uma documentação com habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, regularidade fiscal e trabalhista e o cumprimento do disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal.

Esse inciso diz respeito à proibição do trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito anos, seja em ambiente urbano e rural, e é parte importante da regularização da sua empresa para a participação de uma licitação.

Benefícios da análise de concorrência

Em primeiro lugar, como já falamos anteriormente, essa análise de concorrência ajuda a determinar melhor quais são os preços médios das licitações passadas e como as empresas se posicionam.

Além disso, do ponto de vista estratégico, é possível encontrar novos fornecedores, investidores e oportunidades de negócio dentro dessas análises de licitações e pregões eletrônicos.

Vale lembrar, inclusive, que a análise de concorrência é parte da análise SWOT para determinar se os concorrentes ameaçam seus resultados ou não.

O que é a análise SWOT?

De maneira bem resumida, a análise SWOT (ou análise FOFA em português) é uma metodologia de gerenciamento de negócios que envolve quatro quadrantes de forças e fraquezas de uma empresa.

Basicamente, os gestores dividem um quadro em quatro partes:

  1. Forças;
  2. Oportunidades;
  3. Fraquezas;
  4. Ameaças;

Com esses quadrantes divididos, basta responder perguntas básicas, como:

  • Quais os melhores produtos/serviços?
  • Quais diferenciais competitivos os concorrentes não possuem?
  • Qual o nível de satisfação dos clientes?
  • Por que os concorrentes foram escolhidos no lugar da sua empresa?
  • Sua equipe está qualificada o suficiente?

E muitas outras mais.

A matriz FOFA (como também é chamada) oferece muitas oportunidades de análise para empresas que querem ficar mais competitivas.

Definição de preço para pregões eletrônicos e licitações

As decisões de preço para pregões eletrônicos e licitações não podem ser baseadas apenas no valor usado pela concorrência. Afinal, isso pode deixar uma empresa no vermelho.

É necessário pesar também a oferta, os preços de matéria-prima, custos de mão de obra, variabilidade de fornecedores, índices sazonais, dificuldade de execução, tempo de serviço e muito mais.

Se você quer reduzir custos ao participar de licitações, leve em consideração esses pontos a seguir:

  • Deixe os documentos comprobatórios pré-organizados;
  • Invista em um bom software de licitação;
  • Selecione editais para serviços e produtos para os quais você tem boa margem de lucro.

Estratégias úteis para quem vai participar de uma licitação

Quem é iniciante nessa área e vai participar de licitações precisa se atentar a alguns pontos, como a presença das duas leis de licitação em vigor até o final de 2022, a necessidade de entendimento pleno dos editais, separação de documentos, prazo para recebimento do pagamento e mais.

Os principais pontos de atenção são:

Agora, se você já fez sua análise de concorrência nas licitações e quer saber como sair na frente de maneira justa e limpa, recomendamos o uso de ferramentas de automação de lances e outras funcionalidades para pregões eletrônicos.

O Lance Fácil, por exemplo, é especializado no setor de licitações brasileiros e tem integração com as principais plataformas do setor: ComprasNet, Licitações E, LicitaNet, Portal de Compras Públicas, BLL e BEC.

Caso queira saber mais sobre nossa ferramenta e como ela funciona, entre em contato!

Boa sorte na sua próxima licitação!

– Leia também: Saiba como fazer sua empresa crescer participando de licitações

Siga-nos