Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

BEC: conheça melhor a Bolsa Eletrônica de Compras do estado de SP


Já pensou em se cadastrar em um ambiente eletrônico de negociações com ampla competitividade e igualdade? Com a Bolsa Eletrônica de Compras do estado de São Paulo, isso é possível!

Conheça as principais informações sobre a BEC SP, aprenda a realizar o seu cadastro gratuito para acompanhar todas as negociações eletrônicas e entenda como o Lance Fácil ajuda a vencer mais licitações no portal.

Como funciona a BEC?

O estado de São Paulo é o mais populoso e o maior estado a nível econômico do Brasil. Como consequência, é o estado que mais movimenta contratos públicos e milhares de licitações todos os anos. 

Dessa forma, a Bolsa Eletrônica de Compras foi criada para ser o portal que o governo de São Paulo utiliza para realizar suas licitações. Além disso, diversos outros órgãos e municípios também utilizam a plataforma para fazer suas compras.

A BEC SP tem o objetivo de negociar preços de bens e serviços adquiridos pela Administração Pública estadual e municipal, por meio de procedimentos eletrônicos.

Em outras palavras, a BEC SP é um ambiente eletrônico de negociações que permite ampla competitividade e igualdade de condições de participação para todos os usuários. Por ocorrer de forma 100% digital, é possível que empresas de todo o país participem das oportunidades divulgadas neste portal.

Atualmente, são disponibilizados três procedimentos e modalidades licitatórias:

banner com imagem triangular verde e mulher negra de braços cruzados com texto dizendo seja um concorrente mais forte vença licitações e botão com texto conheça o lance fácil

De forma simplificada, a BEC funciona da seguinte forma:

  1. Em primeiro lugar, as unidades governamentais registram no portal BEC SP a necessidade de comprar determinado produto ou serviço. 
  2. Em seguida, as empresas fornecedoras que atendem aos pré-requisitos no edital podem oferecer suas propostas para a Unidade Compradora. 
  3. Para ter acesso aos procedimentos, contudo, é preciso fazer um cadastro.

Novo portal de compras de São Paulo

O Portal de Compras SP é a mais recente plataforma lançada pelo governo do estado de São Paulo, projetada para simplificar o processo de fornecimento de produtos e serviços ao governo estadual. 

Este portal oferece uma gama de recursos, incluindo orientações, links úteis, informações normativas e oportunidades de capacitação, tudo em conformidade com a nova legislação de licitações e os novos procedimentos e sistemas adotados.

Os fornecedores agora têm acesso a um canal direto para esclarecer dúvidas através do suporte técnico e fale conosco. Além disso, estão disponíveis cursos de capacitação gratuitos e online para prepará-los para participar de licitações públicas.

Como vender para o governo pela BEC SP

Até a vigência da Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), o cadastro para o portal BEC SP era feito através do Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo (Caufesp). 

Com as adequações à Lei 14.133/21, o estado de São Paulo integrou as compras públicas da BEC ao portal de compras do Governo Federal, o Compras.Gov.

Como já citado neste artigo, para ter acesso aos procedimentos da Bolsa Eletrônica de Compras, é preciso fazer um cadastro, de forma gratuita.

Graças a essa transição para um novo portal, o cadastramento de fornecedores é feito pelo Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), simplificando o acesso aos processos de compras públicas.

Confira o passo a passo para participar de licitações no portal BEC SP:

1. Crie uma conta no Gov.br 

Caso ainda não possua, é necessário criar uma conta no portal Gov br, que garante identificação de cidadão aos serviços digitais do governo, dentre eles o portal Compras.gov.br. 

2. Credencie-se no SICAF

No site de compras governamentais ou pelo aplicativo do Compras.Gov para dispositivos móveis, siga os seguintes passos:

  1. Procure pela opção “SICAF 100% Digital“.
  2. Selecione a categoria “Fornecedor“.
  3. Escolha a opção de “Primeiro acesso“.
  4. Inicie o cadastro no Brasil Cidadão, conforme orientações.
  5. Retorne à página do SICAF após concluir o cadastro no Brasil Cidadão.
  6. Clique na opção “Entrar como fornecedor” no SICAF.
  7. Conclua o processo de cadastramento seguindo as instruções fornecidas.

Todas as etapas de cadastro no SICAF são online e exigem um certificado digital, documento que faz o papel de assinatura online na autenticação de documentos. Esse certificado precisa ser em nome de uma pessoa física vinculada à pessoa jurídica do SICAF, ou seja, dono ou sócio da empresa, por exemplo.

3. Acesse o Compras.Gov.br

Ao acessar o Compras, faça login para acessar as modalidades de licitação, visualizar processos abertos, participar e acompanhar editais. Na página de compras eletrônicas você seleciona o certame que deseja participar, insere seu lance, intenção de recurso e muito mais.

Saiba mais: Editais no ComprasNet: como encontrá-los facilmente?

desconto nas ferramentas Lance Fácil

Como usar o Lance Fácil para licitações no BEC SP?

O software do Lance Fácil é uma solução completa para licitantes. Aqui, é possível simplificar e automatizar as etapas dos pregões eletrônicos.

O Lance Fácil possui integração completa com a BEC SP e ComprasNet, além de outros portais de compras, como Licitações-e (Banco do Brasil) e Licitanet.

Com a nossa plataforma você obterá resultados mais eficientes em licitação, além de garantir uma jornada mais eficaz ao longo dos processos. Entenda como:

  • Busca de editais: Busque licitações com filtros inteligentes e selecione as opções de interesse, inserindo palavras-chave e filtrando as melhores oportunidades;
  • Lances automáticos: Maximize eficiência com a ajuda da nossa inteligência artificial para lances automáticos mais competitivos;
  • Monitoramento de chat: Acompanhe mensagens e notificações em tempo real em uma única tela.

Dividimos nossas soluções em módulos para que você contrate apenas as ferramentas das quais precisa e tenha maior controle financeiro. Além disso, o Lance Fácil conta com equipe de suporte humanizado dedicada, capaz de auxiliar em pregões ou problemas técnicos em tempo hábil.

Explore todas as funcionalidades em primeira mão com um teste gratuito de sete dias e veja como o Lance Fácil é um aliado estratégico para o seu sucesso em licitações.

Leia também: Software de licitação: saiba o que é e como utilizá-lo para vencer pregões

Siga-nos