Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como fazer redução de custos ao participar de licitações?


A participação em licitações gera gastos para as empresas participantes. No texto de hoje, vamos mostrar medidas que ajudam na redução de custos e, consequentemente, na otimização dos resultados. 

Antes de iniciarmos o conteúdo, precisamos falar sobre um passo básico, mas que muita gente deixa de lado. Para que a licitação renda bons frutos, é fundamental entender para que servem as etapas do processo. 

É preciso conhecer os princípios que regem as leis de licitação. Elas trazem especificações em relação aos tipos de licitação e ao funcionamento de cada uma. 

Depois de dar esse primeiro passo, passamos para as dicas de como reduzir custos ao participar de licitações. 

Boa leitura!

 

Confira todas as exigências para participar da licitação

Pode parecer uma dica óbvia, mas muitas empresas e entidades esquecem desse ponto fundamental. Para participar de uma licitação é preciso conferir todas as exigências antes de fazer a inscrição

Verifique diários oficiais e veja quais são os requisitos e as regras do certame. Com essa antecedência, a empresa tem tempo para se preparar e para fazer as adequações necessárias. 

Leia o edital com muita calma, e redobre a atenção com as informações sobre o tipo de licitação, os prazos e datas, o objeto contratado e a documentação necessária. 

Somente depois de certificar que todas as regras serão cumpridas, a empresa deve mandar a proposta oficial e seguir com o processo de licitação. 

 

Deixe os documentos comprobatórios pré-organizados

As licitações são abertas ao público e divulgadas em meios de comunicação específicos. Para potencializar o processo de buscas por esses editais, crie uma rotina para acompanhar periodicamente as publicações. 

Em todas as licitações, são exigidos documentos que comprovem regularidade fiscal, capacidade técnica e econômica. Esses certificados devem ser guardados em pastas separadas, para facilitar sua rápida identificação.  

As confirmações de pagamentos de tributos, com as devidas certidões negativas, podem ser validadas através de alguns de alguns documentos, que devem estar sempre atualizados

  • Comprovante de inscrição do CNPJ no Ministério da Fazenda;
  • Certidão negativa de débitos relacionados a tributos e contribuições estaduais e federais;
  • Comprovante de inscrição no cadastro de contribuintes estaduais e municipais.
  • Certidão de regularidade fiscal;
  • Certidão de regularidade do FGTS. 

A capacidade técnica pode ser confirmada por atestados, declarações de clientes que já utilizaram os serviços e por documentos específicos de cada área de atuação. 

Por exemplo, na construção civil devem ser apresentados o registro no CREA e o Atestado de Capacidade Técnica (ATC). Este último pode ser emitido por empresas ou órgãos públicos que já contrataram a empresa. 

A capacidade econômica, por sua vez, pode ser expressa por meio do balanço patrimonial referente ao último ano fiscal, comprovando condições para realizar o serviço ou para fornecer os produtos para a administração. 

Organizar todos esses documentos é uma medida simples que ajuda na redução de custos nas empresas. Ao ordenar os registros com antecedência, as chances de erros são menores, diminuindo, também, os retrabalhados.  

 

Invista em um bom software de automação 

Todas essas dicas que demos até agora para redução de custos são direcionadas a ações manuais, feitas por funcionários ou pessoas habilitadas pelas empresas. 

Agora, vamos mostrar como desembolsar menos dinheiro com a contratação desses profissionais e ainda otimizar o tempo gasto com cada etapa do processo licitatório. 

Os softwares de automação são as soluções mais eficazes para garantir a redução de custos, especialmente na modalidade do pregão eletrônico

Essa tecnologia ajuda a simplificar as fases da licitação e a aumentar a participação nos certames, melhorando as chances de a empresa vencer a concorrência.  

Através do sistema automático, é possível buscar editais abertos compatíveis com o seu negócio e filtrar as oportunidades de acordo com os seus interesses. 

Além de poupar horas de trabalho de uma equipe inteira, os softwares tornam os períodos de licitação mais lucrativos, com mais resultados favoráveis. 

Veja também: Guia do Pregão Eletrônico: Tudo o que você precisa saber para participar.

 

Conheça as funcionalidades do Lance Fácil

O Software Lance Fácil conta com funções automatizadas e avançadas para alavancar os resultados das empresas. Confira algumas funcionalidades disponibilizadas no nosso programa: 

  • Busca por licitações em todo o Brasil, utilizando filtros padrões ou palavras-chave;
  • Pesquisa das licitações por período, número da licitação, objeto, Estado, palavras-chave ou detalhes dos itens; 
  • Localização de itens específicos nas licitações de qualquer órgão governamental;
  • Acesso a todos os editais de interesse da empresa, através do módulo de busca com filtros personalizados de com palavras-chave e raio de atuação desejados;
  • Monitoramento do chat dos pregões eletrônicos
  • Identificação de lances dos concorrentes;
  • Geração e envio da documentação após a conclusão dos pregões; 
  • Compatibilidade com o ComprasNet, Licitações-E (Banco do Brasil), Portal de Compras Públicas e BLL Compras;
  • Suporte técnico especializado.

 

Para conferir a lista completa das ações realizadas pelo software e desfrutar de todos os benefícios, faça um teste grátis por 07 dias!

Inscreva-se no nosso curso completo e gratuito para trabalhar com pregões e garanta redução de custos ao participar das licitações em 2022. Acesse o nosso site e conheça as vantagens do Software Lance Fácil

Siga-nos