Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

ComprasNet: entenda como funciona o maior portal de licitações do país


O portal de licitações ComprasNet do governo federal é o maior de todos quando o assunto são compras públicas. É nesta plataforma que são abertos o maior número de editais diariamente.

Por isso, se você está iniciando nesse universo de licitações nossa dica é que comece realizando a sua inscrição neste portal para já ir se ambientando. 

No texto a seguir explicamos tudo sobre ele. Até o final do artigo, você terá acesso as seguintes informações:

  • Como funciona o Portal ComprasNet? 
  • Passo a passo para se cadastrar no ComprasNet
  • Como participar de pregões no portal Comprasnet
  • Dica: aumente suas chances de vencer pregões

Como funciona o Portal ComprasNet?

Se você está procurando se inteirar um pouco sobre o universo de licitações você provavelmente já ouviu falar no ComprasNet, certo? O portal nada mais é que o sistema onde são realizadas a maioria das operações de compras do Governo Federal no país. 

A grande maioria dos órgãos públicos utilizam o sistema para escolher seus fornecedores. E se o seu interesse é se tornar um licitante do Governo, temos uma boa notícia: a inscrição na plataforma é totalmente gratuita. 

O sistema inclui:

  • Divulgação e a realização das licitações;
  • Emissão de notas de empenho;
  • Registro dos contratos administrativos;
  • Catalogação de materiais e serviços;
  • Cadastro de fornecedores.

Passo a passo para se cadastrar no ComprasNet

O primeiro passo para participar dos pregões que são realizados no portal ComprasNet é realizar sua inscrição no SICAF. Esta é uma etapa de cadastramento prévio do portal.

1. Cadastro no SICAF

O SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) é um sistema eletrônico que vai viabilizar o cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que têm interesse em participar das licitações que são realizadas pela Administração Pública Federal.

O cadastro na plataforma é totalmente gratuito e deve ser renovado anualmente.

Antes da empresa fazer o cadastro no SICAF, é necessário ter um certificado digital de pessoa física.

Esse certificado será a identidade virtual do fornecedor e permitirá a identificação segura e inequívoca do autor das transações feitas no SICAF. Importante frisar que este certificado digital deve ser de pessoa física, podendo ser de qualquer sócio ou representante legal da empresa.

Para ter acesso ao cadastro no SICAF é preciso se cadastrar no “Brasil Cidadão”, por isso a importância do certificado digital de pessoa física.

Comprasnet: cadastro no Brasil Cidadão

Feito isso você deve retornar para o site de compras governamentais e clicar na opção “Fornecedor” em “Entrar”.

Em seguida você será direcionado para uma outra tela, onde deve clicar na opção “Entrar com Brasil Cidadão” e escolher a opção “Entrar com certificado digital”.

Seu cadastro está quase finalizado. Para concluir o cadastro da sua empresa na plataforma você deve clicar na opção “Cadastro” e “Nível I – Credenciamento”. Nesta página será necessário informar o CNPJ da empresa e demais documentos importantes para conclusão.

Comprasnet: cadastro no SICAF

2. Cadastro no ComprasNet

Agora que você já está com seu cadastro feito no SICAF você pode voltar à página do ComprasNet para se inscrever no portal.

É bem simples, basta clicar neste link e informar os dados do seu cadastro no SICAF. Feito isso você já estará apto para concorrer nos processos licitatórios que serão divulgados no portal.

Como participar de pregões no portal ComprasNet

1° passo: Com seu login e senha acesse o portal ComprasNet. Em seguida, clique no ícone “ComprasNet – SIASG”.

2° passo: Na próxima página, clique no botão “Produção” e quando for redirecionado para outra tela, preencha suas informações de acesso e selecione a opções de “Fornecedor”.

3° passo: Pronto. Agora você já está dentro do ComprasNet e para participar do pregão eletrônico você deve selecionar a opção “Serviços de Fornecedor” em seguida “Pregão Eletrônico”. Na próxima tela você verá todas ações possíveis dentro da plataforma, como cadastro de proposta, de lances, registro de recursos, entre outros.

Portal Comprasnet

– Conheça também outros importantes portais de licitações do país, como o Licitações-e, BEC e o Portal da Transparência.

Pregão eletrônico no Comprasnet

O Pregão Eletrônico é uma modalidade que foi validada com a nova lei de licitações, 14133/21, e se faz obrigatória em cidades com menos de 15 mil habitantes. É mais prático, rápido e fácil de usar e acompanhar. 

O Comprasnet possui modalidade de pregão eletrônico, mas vale destacar como funciona. O Governo Federal lançou um vídeo de 1h que explica em detalhes o modo de participação para os licitantes:

Além disso, é importante destacar que, com a mudança para Compras.gov.br, a plataforma ficou mais alinhada aos outros serviços Gov.br e também oferece melhor integração com outros dados administrados pela gestão pública. 

Cotação eletrônica para dispensa de licitação

A cotação eletrônica é usada para que as empresas licitantes possam participar dos processos de dispensa de licitação. Até pouco tempo atrás, a dispensa era possível apenas para projetos até determinado valor (com correções anuais).

Hoje, além do teto de 100 mil para obras de engenharia e serviços similares e 50 mil para produtos e outros serviços, a dispensa de licitação também está disponível para situações de calamidade pública (emergências por desastres naturais, por exemplo), rescisão de contratos com outros licitantes (desde que respeitada a ordem de classificação do edital) e os demais casos cabíveis para a dispensa.

O procedimento de dispensa eletrônica é muito valioso para empresas que querem aumentar a participação em processos licitatórios e está disponível dentro do Comprasnet.

Dica: aumente suas chances de vencer pregões

Agora que você já sabe como realizar sua inscrição no portal Comprasnet chegou a hora de se preparar para participar de pregões eletrônicos. E nós temos uma dica para aumentar suas chances de vencer.

Invista em um software de licitações que vai simplificar e automatizar as etapas do pregão, perfeito para quem está iniciando neste segmento.

O Lance Fácil, por exemplo, oferece funcionalidades como a Busca de Editais, que realiza uma busca direcionada de licitações que estão abertas especificamente para a área de atuação da sua empresa. 

Faça um teste gratuito de 15 dias em nossa plataforma!

– Leia também: Robô de lances automáticos: 8 vantagens do seu uso em pregões eletrônicos

desconto nas ferramentas Lance Fácil

Siga-nos