Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Consultor em licitações: como esses profissionais trabalham?


Neste artigo, falamos sobre o papel do consultor em licitações dentro das empresas e como esses profissionais trabalham para o sucesso dos licitantes nos editais. Confira.

O que é um consultor em licitações?

Um consultor em licitações é um profissional autônomo que trabalha exclusivamente com a facilitação na participação de editais para empresas privadas contratantes.

Basicamente, ajudam os negócios e gestores que não entendem de contratações B2G (Business to Government, ou negócio para governo) a ter melhor desempenho e vencer mais certames. 

Os consultores podem ter uma grande gama de clientes esporádicos ou trabalhar de maneira mais recorrente com empresas que estão tentando ter uma maior participação nesse mercado e realizam investimentos mais sólidos nesse tipo de serviço.

O que faz?

O consultor em licitações organiza a documentação da empresa antes do edital, prepara a proposta, acompanha o edital até o fim e, em caso de vitória, auxilia nos procedimentos de homologação do contrato. 

Pode receber por edital e um bônus por vitória ou um valor fixo por mês. Tudo depende do contrato entre as partes.

Como trabalha?

Os consultores normalmente são abordados pelas empresas e, após uma conversa para entender a área de atuação, verba, infraestrutura e objetivos, monta uma proposta com a melhor forma de participar dos editais através daquele negócio.

A partir daí, seleciona as licitações que mais se adequam à empresa, entendendo a área de atuação, tipos de serviço preferidos e outros aspectos mais.

Por ser uma profissão muito individualizada, é possível que existam variações na abordagem dos consultores sobre a melhor forma de agir em cada caso. 

Como o consultor em licitações impacta as empresas?

É muito difícil para PMEs entrarem em licitações por conta própria (e vencerem) porque são vários fatores a levar em consideração: documentação, análise de concorrência, estudo de preço, entendimento dos pedidos e prazos de entrega e outros mais. 

Consultores em licitações auxiliam esses negócios na estruturação de um processo de participação mais organizado e eficiente. 

Afinal, vencer licitações não depende apenas de sorte, é necessário estudar e entender quais são os critérios de avaliação e as escolhas anteriores para se adequar aos pedidos da administração pública.

Maior participação em editais

A única forma de ganhar mais licitações é entrando em mais editais. Nem todas as empresas têm tempo para acompanhar os procedimentos, dar lances, monitorar o chat e ler as cláusulas dos editais. 

Grandes organizações até podem delegar um responsável interno para isso, mas são poucos os licitantes que terão verba para esse investimento interno no início.

O consultor de licitações participa de tantos pregões quanto for acordado entre as partes. Isso, claro, aumenta as chances de vencer uma licitação. Afinal, quanto mais você tenta, maiores as chances de conseguir.

Passos para se tornar um consultor

Neste ponto, vale destacar algumas dicas para as pessoas que querem se tornar consultoras de licitações. Nós aqui no Lance Fácil colocamos 4 passos iniciais para você começar a se envolver com essa área. Confira.

1 Entender de legislação

O ponto mais importante para qualquer consultor (e qualquer pessoa, em geral, interessada em licitações) é ter na ponta da língua todas as leis que regem as licitações no Brasil.

Não é apenas necessário saber a diferença e a mudança entre a lei 8666/93 e a lei 14133/21, existem normas e portarias complementares que também impactam na maneira como os editais são abertos pela administração pública. 

Esse entendimento de lei não vem apenas para entender quais as melhores modalidades de licitação para cada empresa ou os incentivos para PMEs, mas também para saber quais são as punições por irregularidades, maneiras de regularização da participação de empresas sob sanções administrativas e mais.

2 Estabelecer um processo para participação

Não adianta querer começar a atender empresas para auxiliá-las nas licitações se o profissional não consegue se organizar para coletar todos os documentos necessários para entrar no edital.

Por isso, o ideal é fazer um checklist bem prático com todas as informações exigidas e montar um passo a passo de ações necessárias para conseguir esses dados caso a empresa ainda não tenha. 

Isso porque, em alguns casos, a única entidade capaz de emitir os documentos será o próprio CNPJ participante da legislação. Assim, quanto mais bem explicado e mapeado, mais fácil para o consultor de licitações explicar para os clientes o que precisam fazer.

3 Consultar licitações passadas

Uma boa forma de aprender a executar uma tarefa é ver como outras pessoas fazem a mesma coisa. O mesmo vale para licitações. Uma forma eficiente de garantir o entendimento pleno de como funcionam os editais, quais os critérios utilizados para avaliação, os valores médios oferecidos pelos licitantes e outros aspectos mais.

A maior parte dessas informações fica disponível nas plataformas de licitação, dentro da área de licitações concluídas. Outra boa prática envolve realizar análises de mercado.

4 Usar um software de automação

Mesmo um consultor de licitações terá um momento de sobrecarga em seu trabalho, caso realize tudo manualmente. Por isso, contar com a automação é uma forma inteligente de otimizar o tempo das tarefas, evitar erros e garantir maior assertividade na participação.

O Lance Fácil, por exemplo, é um software de automação para licitações e pregões eletrônicos que integra as principais plataformas do mercado (Licitações-E, Licitanet, Comprasnet, Comprasnet Bahia, BEC SP, BLL, BNC e Portal de Compras Públicas), oferecendo funcionalidades como lances automáticos, monitoramento de chat, dispensa eletrônica, documentação e muito mais.

Simplifique seu trabalho como consultor de licitações e controle simultaneamente até 10 CNPJs dentro do Lance Fácil e aumente sua carteira de clientes enquanto vence mais licitações.

Acesse nosso site para mais detalhes

Siga-nos