Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Edital de licitação: quais os pontos mais importantes a observar?


Quer fornecer para o governo? Aumente suas chances prestando atenção ao edital de licitação. Pode parecer bobagem, mas muitos concorrentes são eliminados porque não leram com atenção este documento. Seja por preguiça, falta de tempo ou de organização.

Além disso, mesmo que as licitações sejam regulamentadas pela Lei noº 8.666/93, algumas licitações possuem exceções descritas apenas no edital. Se interessou pelo tema? Neste artigo você vai aprender:

  • O que é um edital de licitação?
  • Pontos importantes a observar
  • Por que são pontos mais importantes?
  • Como se preparar para um edital
  • Como um software de gestão de licitação pode ajudar

O que é um edital de licitação?

O edital licitatório nada mais é do que uma forma da Administração Pública divulgar a necessidade de adquirir um serviço ou um bem.

Ou seja, é nele que o governo descreve quais produtos e serviços precisa além do critério de julgamento e se a compra será imediata ou se haverá apenas registro de preços.

Os editais são publicados das seguintes formas: resumidas em jornais e meios de comunicação privados, no local físico do órgão licitantes e na íntegra no Diário Oficial. A publicação do edital ocorre em todas as modalidades licitatórias, exceto na convite.

Nesses casos, em vez da publicação do edital, é feito o envio da carta convite. O convite e é direcionado para empresas e prestadoras de serviços e também deve ser fixado em um local público e visível do órgão que promove a licitação.

De forma geral, o edital de licitação é responsável por estabelecer as regras do processo licitatório para as empresas interessadas em participar da licitação.

Ou seja, em qualquer licitação é obrigatório ter edital tanto para apresentar aos licitantes a concorrência quanto para informar todas as normas exigidas. 

Devem estar constantes no edital:

  • os documentos de habilitação;
  • meios de julgamento das propostas;
  • sanções;
  • condições de participação;
  • prazos;
  • especificações de objeto.

Pontos mais importantes a observar

Primeiramente, todos os licitantes devem ler com muito atenção o edital, porque é ali que todas as informações mais importantes vão estar.

Mas você deve estar se perguntando: dentre a ordem de relevância, em que se deve priorizar?

Então você deve ficar de olho em:

  • regras para participação
  • as sanções em caso de inadimplemento
  • regras de conduta.

Por que são pontos mais importantes?

Você deve ficar atento aos itens citados acima, porque são eles que, legalmente, vão garantir que você esteja apto para a concorrência.

Então, conferir com cuidado a documentação, horário, regras, exigências e estar conforme as especificações é garantir a validade da sua participação.

Como se preparar para um edital

Certamente o edital é a etapa mais importante da licitação.

Primeiro porque ele é o instrumento convocatório das empresas que desejam realizar serviços ou oferecer bens para a administração pública.

Além disso, é nele que estará previsto todas as exigências, termos, datas, informações necessárias para que você não seja eliminado do certame.

Sendo assim, você deve lê-lo com muita atenção antes mesmo de preparar a proposta, até mesmo para saber se sua empresa está adequada a participar do certame.

Apesar disso, muitas empresas tentam se encaixar nos editais. Mesmo que o preço seja o mais competitivo, o menor, isso não significa que você vencerá.

Porque o preço é mais um dos requisitos para a competição. Antes disso sua empresa precisa estar conforme as exigências previstas no edital.

Por fim, o Lance Fácil te ajuda a não cometer erros nas etapas iniciais do certame, te ajudando com a documentação e toda e qualquer exigência prevista no edital.

Além disso, nós também auxiliamos em todo o processo, te ajudando a ficar muito mais competitivo e ter mais chances de sair vitorioso!

Como um software de gestão de licitação pode te ajudar?

Softwares de gestão de licitação automatizam processos, minimizam erros e ajudam você a lucrar mais! O Lance Fácil é uma solução completa para licitantes. Com ele você simplifica e automatiza as etapas dos pregões eletrônicos.

Dividido em módulos, nossa solução busca por licitações em todo País, cadastra propostas no portal de compras, dá lances automaticamente nos pregões, acompanha as mensagens do pregoeiro e ainda gera e envia documentação após a conclusão do pregão.

Além disso, o Lance Fácil tem um módulo que automatiza o processo de geração e controle de documentos para envio. Ou seja, em segundos você:

  • Cria todos os documentos necessários;
  • Seleciona os documentos que serão enviados e o sistema preenche todos automaticamente. Levando em conta os dados da empresa e os dados do edital;
  • Seleciona documentos modelo para cada proposta;
  • Edita o documento modelo na criação da proposta!

Demo Lance Fácil

Siga-nos