Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como ganhar licitação: dicas para melhorar suas chances


Uma das melhores estratégias para aumentar os lucros do seu negócio atualmente é se tornando fornecedor do Governo. Mas você sabe como ganhar uma licitação? 

Muitas empresas têm receio de participar de licitações por não entenderem muito bem o processo ou por achá-lo muito complexo e exaustivo. Mas não é bem assim, com o devido planejamento e organização é possível entrar na concorrência e aumentar os lucros do seu negócio com a estratégia correta. 

Para ajudá-lo a se ambientar neste universo de compras públicas separamos uma série de informações sobre os processos licitatórios que vão simplificar a sua visão sobre o assunto. 

Além disso, vamos apresentar dicas fundamentais para otimizar suas chances de vencer mais licitações. Continue a leitura e descubra!

Quem pode participar de licitação?

O processo de licitação é aberto tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Além disso, a concorrência é aberta entre empresas de todos os portes, desde microempreendedores até empresas multinacionais. 

Porém, mesmo que a ideia seja ampliar a concorrência entre os fornecedores e oferecer oportunidades iguais, como prega o princípio da isonomia, que apresentamos anteriormente, isso não quer dizer que não existem exceções. 

Dicas de como ganhar licitação

É preciso entender o funcionamento dos procedimentos que envolvem uma licitação, assim como se preparar para tal. Muito dificilmente você conseguirá vencer licitações sem um planejamento, sem entender esse processo e conseguir executá-lo da forma correta.

Separamos então algumas dicas que você deve aplicar durante as etapas das licitações para aumentar suas chances de vencê-las. Confira!

Atenção com a documentação

A burocracia pode parecer um impeditivo para entrar na concorrência, mas não precisa ser assim. Por isso, o primeiro passo para simplificar a participação nos processos licitatórios é deixar todos os documentos do seu negócio em dia. 

Deixe tudo resolvido para não enfrentar empecilhos com a parte burocrática quando for apresentar uma proposta para participar da licitação. 

Esteja com todos os cadastros em dia para a comprovação de que o seu negócio possui qualificação técnica e suporte econômico-financeiro para cumprir com as exigências do edital.

Listamos alguns dos documentos que você deve providenciar:

  • Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais 
  • Certidão Negativa de Débito 
  • Certidão de Regularidade do FGTS – CRF
  • Inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal
  • Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no Ministério da Fazenda 

Curso gratuito de Licitação

Automatize a busca por editais

São abertos centenas de editais todos os dias. Logo, é praticamente impossível fazer uma pesquisa por conta própria para encontrar aqueles que se encaixam no perfil do seu negócio. 

Ao optar pela automatização desse processo é possível fazer uma pesquisa muito mais objetiva, definindo palavras-chave para encontrar exatamente o que você procura. 

O software Lance Fácil oferece essa modalidade, em que sua empresa irá encontrar diversas opções de busca e filtros. Você localiza em apenas alguns segundos um item específico em qualquer licitação, de qualquer órgão governamental. 

Clique aqui e conheça outras funcionalidades desta modalidade. 

Edital: é importante entender a necessidade do licitante

Se aprofunde nas exigências presentes no edital. Dessa forma, você terá um conhecimento mais aperfeiçoado das necessidades do licitante em questão. 

Os editais das licitações públicas são documentos repletos de termos técnicos, cláusulas e requisitos que devem ser seguidos à risca para que a empresa contratada atenda às necessidades do órgão licitante. 

Por isso, é fundamental ler e entender o edital antes de enviar a sua proposta para se certificar de que a sua empresa se encaixa nessas necessidades. Além disso, ao atentar-se a esta etapa, você terá um embasamento aprofundado para a elaboração de uma proposta muito mais assertiva. 

Elaboração da proposta: seja estratégico

Não adianta elaborar uma proposta com valor muito abaixo. Nem sempre este será um fator decisivo para a escolha da empresa vencedora. 

Qualificações técnicas, cronograma com prazos atrativos, são alguns dos itens vistos como diferenciais para a tomada de decisão do vencedor da licitação. Por isso, pense a proposta de forma estratégica. 

Foque em editais que se encaixem na realidade do seu negócio. É importante que você faça questionamentos como: “A execução da licitação da qual você está se candidatando é viável dentro da atual situação do seu negócio?”

Avalie sua capacidade produtiva e não aja por impulso. Certifique-se de elaborar uma proposta realista. Afinal, você terá que comprovar a capacidade técnica e econômica exigida ainda durante o edital. 

Conte com um suporte especializado para ajudá-lo durante as etapas da licitação

É possível deixar as etapas dos pregões eletrônicos muito mais simplificadas e otimizadas. Isto acontece devido ao suporte oferecido por softwares como o Lance Fácil.

Dividido em módulos, nossa solução busca por licitações em todo País, cadastra propostas no portal de compras, dá lances automaticamente nos pregões, acompanha as mensagens do pregoeiro e ainda gera e envia documentação após a conclusão do pregão. 

Além disso, nosso software é compatível com os portais ComprasNet, Licitações-E (Banco do Brasil) e Portal da Transparência. 

Demo Lance Fácil

 

Siga-nos