Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Licitação sustentável: entenda o que é e a sua importância


A preservação do meio ambiente tem sido um assunto discutido nos últimos tempos. Portanto trabalhar de uma forma mais sustentável, melhor aproveitamento de matérias-primas e recursos tem sido muito pensado.

Sendo assim, existem alguns projetos de leis que tratam de um “compromisso social” com a sustentabilidade. Entretanto, nada ainda é muito concreto para que seja, de fato, efetivado.

Todos sabem que para entrar se envolver com compras governamentais, processos de contratação de empresas para obras, é obrigatório participar de uma licitação pública.

Assim, a usar a licitação para conscientizar os participantes a utilizar os recursos naturais de forma mais sustentável tem sido muito incentivado por vários grupos.

Então, neste texto, vocês vão entender do que se trata a licitação sustentável e porque é tão importante entender e seguir esta nova vertente de licitação.

O que é a Licitação Sustentável?

Primeiramente, uma licitação é uma forma de um órgão público mostrar as suas demandas e abrir uma competição para que empresas apresentem suas propostas de forma isonômica.

Agora que já recapitulamos o conceito geral de licitação, vamos entender o que é de fato a licitação sustentável.

Ao contrário do que pode estar passando pela sua cabeça, este conceito é bem simples.

Nada mais é do que um processo convencional de licitação. Entretanto, ele possui critérios ambientais que tem como objetivo promover a sustentabilidade e um desenvolvimento que não cause tanto prejuízo ao meio ambiente.

Em geral, o decorrer da licitação sustentável não é muito diferente da convencional, porém o que, além das exigências tradicionais, é levado em conta são os cuidados das prestadoras com o uso de recursos naturais e a forma de trabalho menos impactante à natureza.

Portanto, nos critérios decisivos, pesa também a preocupação voltada para o cuidado com o meio ambiente.

Qual a importância da Licitação Sustentável na economia?

Este momento onde se destaca tanto a preocupação com a natureza aliado ao desenvolvimento, quando se concretiza essa ideia em uma licitação, mostra-se uma valorização de mão dupla.

Sendo assim, prioriza-se tanto o enriquecimento, fomento e movimentação da economia, quanto a cautela com diversos recursos que são necessários para a nossa sobrevivência.

E por que, atualmente, a gestão pública está alimentando essa ideia?

O Brasil gasta cerca de 16% do PIB (Produto Interno Bruto) em compras governamentais. Isso significa que parte deste dinheiro pode ser investido em desenvolvimento social e econômico se acontecer uma economia de recursos nacionais.

Ou seja, isso abre caminho para que as Licitações Sustentáveis ganhem espaço, porque junto com a sustentabilidade vem a economia de monetária.

Desta forma, as empresas podem priorizar uma inovação que busca prosperar e crescer dentro de seus nichos sem trazer grandes impactos para o meio ambiente.

Demo Lance Fácil

 

Siga-nos