Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

LicitaNet: conheça melhor esse portal especializado em atividades B2G


Conheça neste blog o LicitaNet e descubra tudo sobre esse portal especializado em licitações e pregões eletrônicos que é um dos parceiros do Lance Fácil. Continue lendo para saber tudo sobre a plataforma de negócios B2G.

O que é o LicitaNet

O LicitaNet é uma empresa especializada em soluções para atividades B2G (business to government – ou negócios e governos). Em essência, isso significa atender ao mercado de compras do setor público.

O portal foi desenvolvido para garantir uma solução inteligente que oferece o menor custo de aquisição do mercado, com uma plataforma eletrônica de compras que usa tecnologia de ponta para oferecer maior segurança e facilidade na gestão de compras. 

Isso é particularmente importante para os órgãos públicos, que podem usar o espaço para que usuários credenciados realizem negociações seguras, interativas e em tempo real através de pregões eletrônicos. 

Para os usuários, o LicitaNet oferece um portal que contou com mais de 15 mil processos de licitação e pregão eletrônico apenas em 2021, mais de 1600 processos a serem realizados nos próximos dias por órgãos públicos em 23 estados brasileiros. Tudo isso com um índice de economia de 33% para os usuários da plataforma. 

Leis que regem o LicitaNet

Não dá para falar sobre o processo de licitações e pregões eletrônicos no Brasil sem falar das leis que regem esses editais e que garantem uma confiabilidade em toda a avaliação de compras. 

Para que uma plataforma como o LicitaNet ofereça a melhor experiência possível para a administração pública e para os licitantes, é necessário que esteja em conformidade com algumas leis. Entre elas:

  • Decreto 10.024/2019: Inclui as alterações na lei de pregões eletrônicos e licitações por plataformas online. 
  • Dispensa Eletrônica: De acordo com os artigos da lei 8666/93 e da lei 14133/21 para dispensa do processo licitatório em casos de Pequeno Valor;
  • Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD): Inclui obrigatoriedade da proteção de dados e clareza na maneira como as informações dos usuários são tratadas e utilizadas pelas empresas;
  • Estudo Técnico Preliminar (ETP): Essa instrução normativa de 22 de maio de 2020 oferece maiores esclarecimentos quanto à fase de planejamento das contratações públicas, auxiliando o gestor na avaliação técnica, socioeconômica e ambiental da contratação.

Principais funcionalidades do LicitaNet

Em termos de funcionalidades, além de reunir os processos de pregão eletrônico em um só lugar para licitantes e administração pública, o LicitaNet também oferece outras ferramentas úteis para os usuários. Entre elas, nós temos:

Sala de Disputas

A Sala de Disputas permite visualização de todos os lances ofertados em tempo real, visualização de mensagens do chat, acesso ao relatório de classificação, resultados parciais, proposta inicial e ainda permite impressão da Ata Parcial de todos os atos realizados no certame. 

Tudo isso é muito útil para quem quer entender melhor o processo de licitação e busca compreender como as decisões do edital foram tomadas pela administração pública. 

A sala de disputas conta com abas de: Em Disputa, Ag. Homologação, Desertos/Fracassados, Homologados, Cancelados e Suspensos para facilitar a pesquisa dos editais de interesse. 

Processos

A ferramenta de Processos permite o uso de filtro de pesquisas, o download de editais e a visualização de todos os andamentos processuais dos editais de licitação e pregões eletrônicos sem a necessidade de senha para acesso e com total gratuidade. 

Ou seja, dá para saber em detalhes quais são os editais abertos, o que está ocorrendo neles e quais são as exigências na negociação.

Essa ferramenta conta também com as abas de: Em Disputa, Ag. Homologação, Desertos/Fracassados, Homologados, Cancelados e Suspensos para facilitar a pesquisa dos editais de interesse. 

Quem pode usar o LicitaNet

O LicitaNet é útil para os dois lados das negociações B2G de compras públicas, porque cria uma ponte intuitiva, de fácil acesso e de grande eficiência nas licitações e pregões eletrônicos.

Fornecedores

São as pessoas físicas (PF) ou pessoas jurídicas (PJ) interessadas em fornecer (vender) os produtos ou serviços para os órgãos públicos. Também são chamados de licitantes. Representam a iniciativa privada na busca por contratos com as diferentes hierarquias do setor público brasileiro. 

Compradores

Incluem Órgãos Públicos em toda a União, Organizações Não Governamentais (ONGs), Autarquias e Fundações, que estão com processos abertos para a aquisição de bens e serviços. 

O governo brasileiro é o maior comprador e maior negociador do país, utilizando bilhões de reais para contratação de produtos e serviços terceirizados de uma miríade de categorias.

Quais os benefícios do LicitaNet

O LicitaNet é um portal que preza pela transparência completa no processo de licitações e, por isso, oferece acesso gratuito às consultas sobre editais, atas e dados gerais dos processos licitatórios. Dessa forma, qualquer cidadão ou órgão fiscalizador pode acompanhar os certames e garantir que estejam em regularidade com as leis de licitações e pregões eletrônicos. 

O portal tem como missão oferecer a solução para pregões eletrônicos em uma plataforma inovadora, moderna, ágil e de qualidade que se adeque à realidade dos usuários.

O Lance Fácil é um parceiro do LicitaNet

O Lance Fácil é uma ferramenta de automação de lances em processos licitatórios e de pregões eletrônicos que possui uma parceria com o LicitaNet para garantir uma experiência ainda mais completa para os licitantes. 

Unindo as duas iniciativas, é possível oferecer um processo muito mais satisfatório e fácil aos fornecedores. 

Quer saber mais sobre como o Lance Fácil se integra ao LicitaNet? Acesse nosso site.

Siga-nos