Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Modelo de proposta de preço para licitações: como ser mais assertivo?


Para aumentar suas chances de vencer licitações é muito importante buscar entender como funciona o processo, de modo a chegar mais preparado para a disputa. Uma das etapas mais importantes do processo é a da elaboração da proposta. E para ajudá-lo nessa fase, preparamos dicas para elaborar um modelo de proposta de preço para licitações

Continue a leitura e descubra como elaborar um documento assertivo para vencer licitações! 

Guia de proposta de preço para licitações

A seguir, separamos alguns dos materiais mais importantes para sua proposta de preço. Leve em consideração esses pontos na hora de precificar melhor seu serviço em editais e lembre-se que o atendimento aos órgãos públicos possui suas especificidades. 

Ponto 1: Atenção ao edital!

Antes de iniciar com as dicas para elaboração de um modelo de proposta de preço, é importante ressaltar a importância do edital nesta etapa. 

É importante que você entenda que o edital deve ser o seu guia na elaboração de uma proposta de licitação assertiva. 

Por isso, é fundamental prestar atenção às exigências presentes no edital e segui-las à risca para a elaboração de uma proposta coerente.

Afinal, de nada adianta você montar um documento impecável, mas que não atenda às necessidades que foram requeridas.

Outra dica valiosa aqui é conferir o banco de preços criado pela administração pública para saber qual será a margem de preço estimada pelos responsáveis pelo edital.

Ponto 2: O que não pode faltar na elaboração do modelo de proposta de preço para licitação?

Como dissemos acima, o edital é a parte mais importante que você deve se atentar durante a elaboração do modelo de proposta de preço. É baseada nas exigências presentes no edital da licitação que deverá ser elaborada a melhor proposta para a Administração Pública. 

Propostas mal formuladas com certeza serão dispensadas ainda no primeiro momento da avaliação dos concorrentes. Logo, tenha atenção nesse passo. 

Lembre-se que oferecer o menor preço nem sempre é garantia de que a sua proposta será considerada. Este é sim um fator muito importante, portanto, existem outros itens que o licitante deve se atentar durante a formulação de uma proposta que vá interessar o órgão responsável. 

Com a nova lei de licitações, 14133/21, outros fatores pesam na decisão de vitória do certamente, como: 

  • Maior Desconto; 
  • Melhor Técnica ou Conteúdo Artístico; 
  • Técnica e Preço; 
  • Maior lance, no caso de Leilão; 
  • Maior Retorno Econômico.

Além disso, fizemos uma lista com alguns elementos que não pode fazer no seu modelo de proposta de preço. Confira!

  • Nome do órgão solicitante da licitação 
  • Papel timbrado da empresa
  • Qual a modalidade da licitação
  • Número de referência da licitação
  • Data de elaboração da proposta 
  • Prazo de vencimento da proposta (geralmente o edital exige um prazo mínimo de 60 a 90 dias)
  • Definição dos valores que serão oferecidos e das condições de pagamento (Deve-se informar o valor mensal e anual)
  • Descrição em detalhes do produto/serviço que está sendo vendido para o Governo
  • Dados completos da empresa (Razão Social, CNPJ, Endereço, Contato, Dados bancários etc).
  • Dados do representante legal da empresa

Ponto 3: Como deve ser feita a descrição do produto ou serviço oferecido?

Esta etapa da elaboração da proposta de licitação é importante para comprovação de que o seu negócio tem condições de cumprir com as exigências do edital.

Por isso, deve-se descrever todo serviço/produto que está sendo oferecido ao Governo o mais detalhadamente possível.

Para que isso seja feito, você deve usar como modelo o Projeto Básico ou o Termo de Referência, que devem ser anexados à proposta.

Nossa dica para esta etapa da proposta de licitação é descrevê-lo com o máximo de informações possíveis, de forma a qualificá-lo enquanto um objeto único. 

É importante lembrar que são inúmeras empresas participantes que oferecem o mesmo serviço/produto que a sua, por isso, é fundamental usar estratégias que irão ajudar o seu negócio a se destacar em meio a concorrência.

Ponto 4: Definição de valores e dados para o pagamento

Uma das etapas mais importantes da elaboração da proposta é a definição de valores. É aqui que, na maioria dos casos, a análise de cada proposta é ainda mais criteriosa. Ou seja, o valor é determinante para a escolha do vencedor da licitação.

Quando a licitação for da modalidade pregão eletrônico uma boa dica nesta etapa é não oferecer logo de cara o seu menor lance.

Por exemplo, digamos que a licitação tenha como teto um valor de 10 mil reais e você pode oferecer até 7 mil reais. Não recomendamos que insira este valor de cara na proposta, coloque uma certa margem que permita que você possa reduzi-la mais ainda ao longo da disputa.

Como montar uma proposta de preço?

Montar uma proposta de preço na licitação pode depender de alguns fatores internos na sua empresa, incluindo sua saúde financeira e margens de lucro disponíveis. 

Embora seja importante comparar o teto máximo do edital com sua margem para proposta, o certo é fazer um cálculo prévio de quanto isso é viável para sua empresa.

Uma maneira de calcular sua margem de lucro (aquilo que você efetivamente ganha ao vender um produto/serviço), é usando o Markup.

O Markup nada mais é do que um cálculo para avaliar por quanto deve multiplicar o custo inicial do seu produto/serviço para chegar na margem de lucro desejada. 

  • A equação é: Markup = 100 / 100 – (Despesas Fixas + Despesas Variáveis + Margem de Lucro)

Sendo importante reforçar que as despesas e a margem de lucro devem vir em formato percentual. Assim, se você tem despesas fixas iguais a 13% ao mês, 14% de despesas variáveis e uma margem de lucro desejada de 25%, teremos: 

  • Markup = 100 / 100 – (13+14+25) = 100 / 100 – 52 = 100 / 48 = 2,08

Com isso, se você vende horas de serviço de limpeza a R$10,00, o seu valor para lucro seria de R$20,80 (10×2,08).

Para encontrar o seu valor de despesa fixa e variável, é necessário fazer um cálculo de lucro líquido usando seu histórico financeiro. Para isso, leve em consideração a equação:

  • Lucro Líquido = Faturamento – (Despesas Fixas (Impostos, Contas etc) + Despesas Variáveis + Custos Fixos)

Essas informações serão muito úteis na hora de montar sua proposta de preço para licitação. 

Dica: invista num software para gestão de licitações

O software de licitação é a solução ideal para quem quer simplificar a sua participação nos processos licitatórios. Ao automatizar e simplificar as etapas do pregão eletrônico, os candidatos aumentam suas chances de vencer a concorrência. 

O Lance Fácil é uma plataforma dividida em módulos, que realiza a busca por licitações em todo País, cadastra propostas no portal de compras, dá lances automaticamente nos pregões, acompanha as mensagens do pregoeiro e ainda gera e envia documentação após a conclusão do pregão. 

Faça o teste gratuito para conhecer as funcionalidades da plataforma que te ajuda a aumentar suas chances de vencer a concorrência no pregão eletrônico.

desconto nas ferramentas Lance Fácil

Siga-nos