Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O que é CCMEI e qual sua importância no cenário de licitações?


Saiba o que é e como emitir o CCMEI, um documento indispensável para MEIs que desejam participar de licitações.

Se você é MEI e sonha em participar de licitações, provavelmente deve ter se deparado com essa sigla por aí. Mas, afinal, o que é CCMEI? Continue lendo para aprender a definição, como emitir e seu papel nos processos licitatórios.

curso completo de licitação gratuito online

O que é CCMEI?

CCMEI é a sigla para Certificado da Condição de Microempreendedor Individual. Este documento certifica que sua empresa está aberta e comprova a sua inscrição no CNPJ e na Junta Comercial do seu Estado. 

O Certificado de Condição de MEI (CCMEI) serve como um atestado de dispensa de Dispensa de Alvará e Licença de Funcionamento, contanto que obedeça às exigências legais necessárias ao bom funcionamento da empresa.

Não sabe quais são as exigências feitas pela sua prefeitura? Verifique-as para garantir que não exista necessidade de alguma adequação no negócio.

Como emitir o CCMEI

O primeiro passo para emitir o CCMEI é acessar o Portal do Empreendedor para se cadastrar como microempreendedor individual. Uma vez completado o cadastro, o CCMEI é emitido automaticamente.

Assim que concluir a etapa de formalização do MEI, serão emitidos: o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) na inscrição na Junta Comercial do Estado em que o MEI estiver inscrito, e o Alvará Provisório de Funcionamento.

No seu Certificado de Condição de MEI (CCMEI) vão constar todas as informações citadas acima. Dessa forma, você tem todas as informações que precisa sempre à mão. Acabando com a necessidade de emitir um documento para cada um desses dados.

A boa notícia é que todo o processo é realizado online no Portal do Empreendedor. Os interessados não precisam possuir qualquer assinatura nem documento extra, além daqueles que já foram enviados para a formalização do MEI. Vamos relembrar quais são eles?

Documentos necessários para formalização do MEI:

  • RG.
  • CPF.
  • Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência.
  • Título de Eleitor.
  • Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos).
  • Consulta prévia de localização aprovada (se o município exigir).

e-book glossário de licitações

Qual é a importância do CCMEI?

Em suma, o CCMEI funciona como uma espécie de contrato social do MEI. Sendo assim, esse documento é frequentemente pedido por instituições financeiras, comerciais e jurídicas como uma representação da empresa.

Por isso, você MEI, precisa emitir e guardar bem o seu Certificado de Condição de MEI. Além disso, também é importante garantir que seus dados estejam sempre atualizados e corretos.

CCMEI e as licitações

As licitações são processos de compra e contratação extremamente burocráticos. Por isso, estar com o CCMEI em dia é indispensável para todo MEI que desejar participar das licitações públicas, independentemente do edital que estiver vigente.

Como vimos anteriormente, o CCMEI reúne em um só documento as principais informações sobre a condição do microempreendedor. Ainda assim, ele não é o único documento exigido.

Então, se você é MEI e deseja licitar, vai precisar dos documentos abaixo:

  • Emissão do CNPJ: Obtido no site da Receita Federal;
  • Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União: Obtida no site da Receita Federal;
  • Certificado de Regularidade junto ao FGTS: obtida no site da Caixa Econômica Federal;
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT: Obtida no site da Justiça do Trabalho ;
  • Certidão do Governo do Estado: Obtida junto à Secretaria de Fazenda do Governo do Estado, sede da empresa;
  • Certidão Municipal: obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada;
  • Certidão de Falência e Concordata: Obtida junto aos cartórios da comarca;
  • Inscrição no Cadastro Municipal: Obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada;
  • Inscrição no Cadastro Estadual: Obtida junto à Secretaria de Fazenda do Governo do Estado;
  • Alvará de Funcionamento: Obtida junto à Prefeitura da cidade onde a empresa está instalada;
  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Declaração de Menores: preencher conforme modelo disponibilizado nos Anexos do Edital;
  • Atestado de Capacidade Técnica.

checklist de documentos

Lembrando que a autenticidade do MEI pode ser verificada através do Portal do Empreendedor. Por lá você também encontrará modelos de guia para elaboração do documento.

Continue aprendendo sobre licitações com o Lance Fácil!

Toda semana tem conteúdo novo no blog do Lance Fácil! Por lá você encontra notícias com atualizações do mundo das licitações, novidades das leis, dicas, explicações sobre procedimentos licitatórios, ferramentas que podem facilitar sua rotina e muito mais.

A nossa dica pra você é o artigo: Saiba como fazer sua empresa crescer participando de licitações

Siga-nos