Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Portal de Compras Públicas: utilize o Lance Fácil para uma melhor experiência na plataforma


O Portal de Compras Públicas é um dos principais portais de participação e acompanhamento de licitações no Brasil. Através da plataforma é possível oferecer bens e serviços por meio de pregões eletrônicos e presenciais, progressivos ou do sistema de registro de preços.

Para realizar a compra e contratação de serviços, os órgãos que são geridos pela Administração Pública são obrigados a realizar licitações. Regidas pela Lei nº 14.133/21, podemos dizer que as licitações públicas têm como objetivo:

  • Oferecer à administração pública a oportunidade de encontrar propostas vantajosas;
  • Oferecer aos licitantes condições de igualdade na participação dos certames;
  • Promover o desenvolvimento sustentável do país.

Mas, além das leis e editais, há um outro componente muito importante nesta equação e que todo licitante deve conhecer bem: o portal de compras. O portal de compras é uma plataforma online desenvolvida para facilitar o contato entre fornecedores e compradores.

No caso das licitações, são os portais de compra que viabilizam a aquisição de bens e serviços comuns, em conformidade com a legislação.

O que é o Portal de Compras Públicas?

O Portal de Compras Públicas é um dos principais portais de participação e acompanhamento de licitações no Brasil. Através da plataforma é possível oferecer bens e serviços por meio de pregões eletrônicos e presenciais, progressivos ou do sistema de registro de preços.

Atualmente, a plataforma possui cadastro de mais de 60 mil fornecedores e cobra uma taxa de usabilidade para a participação em processos. No entanto, você também pode desfrutar de algumas funcionalidades gratuitas, como o aviso de licitações.

planos portal nacional de compras públicas
Planos de assinatura do Portal de Compras Públicas. Foto: Reprodução. Março/2024

 

As características fazem do Portal de Compras Públicas o instrumento perfeito para câmaras municipais, prefeituras e autarquias na realização de compras diretas.

Além disso, as operações realizadas pela plataforma são adaptadas às particularidades da Administração Pública. 

Todos os procedimentos realizados no Portal de Compras Públicas ficam registrados em chat, e o processo é transcrito automaticamente em ata. Dessa forma, o portal é uma excelente fonte de informações e transparência.

Além de tudo isso, o portal também disponibiliza gratuitamente um informativo personalizado que inclui notícias e editais que possam interessar aos licitantes.

O Portal de Compras Públicas também se compromete em garantir que seus pregões sejam duramente regimentados. Além disso, o Portal também oferece suporte técnico de segunda à sexta, das 8h às 18h.

Sou fornecedor, como posso me cadastrar no Portal de Compras Públicas?

Se você deseja fornecer para o governo, é imprescindível possuir cadastro no Portal de Compras Públicas. Ainda não possui o seu? Não se preocupe, a seguir, vou detalhar o passo a passo para você.

O seu primeiro passo é reunir os documentos necessários para o processo. Empresas internacionais, que não funcionem no Brasil, devem providenciar os equivalentes aos documentos brasileiros que seguem:

  • Contrato social ou estatuto social (autenticado)
  • Ata da eleição da diretoria, se for o caso (autenticado)
  • Cartão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ (autenticado)

Além disso, empresas do exterior devem possuir um representante legal fixado no Brasil e providenciar:

  • Carteira de identidade e CPF do representante legal ou CNH (autenticados)
  • Procuração do representante legal (autenticado)
  • Comprovante de residência do representante legal (autenticado)

Junto com estes:

  • Termo de adesão; 
  • Solicitação de cadastro Empresa Internacional.

É importante lembrar que os documentos não podem estar vencidos ou com sua autenticação com data superior a seis (6) meses e devem obedecer à legislação vigente.

Depois que o Portal de Compras Públicas receber os seus documentos, o cadastro será liberado e os dados de acesso para o e-mail serão informados. Acesse a plataforma com o novo login e siga as instruções enviadas para utilizar os recursos do portal.

➡ Leia mais:

 

Como utilizar o Portal de Compras Públicas?

Sob a proposta de ser uma ferramenta de fácil utilização, o Portal de Compras Públicas é uma plataforma intuitiva e prática. 

Para participar das licitações online no Portal, depois de se cadastrar, você pode buscar por editais na página inicial do site, na opção “Pesquisa de Processos”. Para refinar a busca, utilize palavras-chave, número do processo ou filtre por modalidade de licitação, status, dentre outras opções, conforme a imagem a seguir:

pesquisa de licitações no portal de compras públicas
Pesquisa de licitações no Portal de Compras Públicas. Captura de tela.

 

Escolhendo a opção “Processos”, no menu inicial, também é possível acessar os certames em andamento, dos próximos 30 dias e que ocorreram nos últimos 30 dias. 

Além disso, o Portal de Compras Públicas também permite ordenar a busca para editais exclusivos para ME e com baixa concorrência, um diferencial para fechar bons negócios.

Busca de editais no PNCP
Busca de editais no portal. Captura de Tela.

 

Escolhidas as opções desejadas, os editais vão ser listados na mesma tela. Selecione “Acessar processo” para ver todas as informações detalhadas do edital. 

Lista de licitações no PNCP
Resultado de pesquisa no portal. Captura de Tela.

 

Cada edital mostra informações essenciais, como número do processo, órgão comprador, status, modalidade, datas, critérios de julgamento, entre outras. Um submenu próprio da página ajuda o redirecionamento para os anexos, itens e andamento do processo, como mostramos na imagem abaixo.

Edital detalhado no Portal de Compras
Exemplo de edital detalhado no Portal de Compras Públicas. Captura de Tela.

Serviços que o Lance Fácil disponibiliza para o Portal de Compras Públicas

Com funcionalidades como busca de editais, lances automáticos e monitoramento de chat, oferecemos a chave para melhores oportunidades e resultados.

Veja como as funcionalidades do Lance Fácil podem aprimorar sua experiência no Portal de Compras Públicas:

  • Busca de editais: Descubra licitações em todo o país de maneira eficiente através dos nossos filtros inteligentes. Selecione suas preferências, insira palavras-chave e filtre as melhores oportunidades de forma simplificada.
  • Lances automáticos: Automatize seus lances para garantir precisão, reduzir erros em valores e aproveitar boas oportunidades em pregões. A funcionalidade de lances automáticos simplifica sua participação.
  • Monitoramento de chat: Acompanhe todas as mensagens dos pregoeiros em tempo real, tudo em uma única tela. Mantenha-se atualizado e agilize suas interações durante os processos de licitação.

A flexibilidade do software em módulos permite a contratação personalizada, ou seja, assinar apenas as ferramentas que você precisa. Dessa forma, garantimos atualizações constantes, suporte humanizado e eficácia nos processos.

Como dar lances no Portal de Compras Públicas com o Lance Fácil

Vença mais licitações com o Lance Fácil

A licitação é um procedimento formal e muito complexo e competitivo. Além disso, possui diversos procedimentos que preenchem vários requisitos e segue diversos critérios normatizados nos textos legais.

Por isso, é fundamental contar um uma ferramenta que automatize processos e livre você de erros. Se você tem uma empresa que pode fornecer para a administração pública, precisa contar com as facilidades oferecidas pela tecnologia.

Um software de automação para licitações, além de reduzir os custos com contratação, torna seus lances mais estratégicos e aumenta as suas chances de vencer.

Faça um teste gratuito e entenda como podemos auxiliar suas oportunidades de licitação.

software de automação em licitações

Siga-nos