Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Portal de Compras Públicas: conheça o maior portal independente de licitações no Brasil


O Portal de Compras Públicas é um dos principais portais de participação e acompanhamento de licitações no Brasil. Através da plataforma é possível oferecer bens e serviços por meio de pregões eletrônicos e presenciais, progressivos ou do sistema de registro de preços.

curso completo de licitação gratuito online

Para realizar a compra e contratação de serviços, os órgãos que são geridos pela Administração Pública são obrigados a realizar licitações. Regidas pela Lei nº 14.133/21, podemos dizer que as licitações públicas têm como objetivo:

  • Oferecer à administração pública a oportunidade de encontrar propostas vantajosas;
  • Oferecer aos licitantes condições de igualdade na participação dos certames;
  • Promover o desenvolvimento sustentável do país.

Mas, além das leis e editais, há um outro componente muito importante nesta equação e que todo licitante deve conhecer bem: o portal de compras. O portal de compras é uma plataforma online desenvolvida para facilitar o contato entre fornecedores e compradores.

No caso das licitações, é nos portais de compra que viabiliza a aquisição de bens e serviços comuns, em conformidade com a legislação.

O que é o Portal de Compras Públicas?

O Portal de Compras Públicas é um dos principais portais de participação e acompanhamento de licitações no Brasil. Através da plataforma é possível oferecer bens e serviços por meio de pregões eletrônicos e presenciais, progressivos ou do sistema de registro de preços.

Totalmente gratuito, atualmente a plataforma possui cadastro de mais de 60 mil fornecedores. Suas características, fazem do Portal de Compras Públicas o instrumento perfeito para câmaras municipais, prefeituras e autarquias para a realização de compras diretas.

Além disso, as operações realizadas pela plataforma são adaptadas às particularidades da Administração Pública. 

Todos os procedimentos realizados no Portal de Compras Públicas ficam registrados em chat, e o processo é transcrito automaticamente em ata. O que faz com que o portal seja uma excelente fonte de informações e transparência.

E não para por aí! Além de tudo isso, o portal também disponibiliza gratuitamente um Jornal de Licitações. Um informativo personalizado que inclui os editais que possam interessar aos licitantes.

O Portal de Compras Públicas também se compromete em garantir que seus pregões sejam duramente regimentados. Além disso, o Portal também oferece suporte técnico de segunda à sexta, das 8h às 18h.

Sou fornecedor, como posso me cadastrar no Portal de Compras Públicas?

Se você deseja fornecer para o governo, é imprescindível possuir cadastro no Portal de Compras Públicas. Ainda não possui o seu? Não se preocupe, a seguir, vou detalhar o passo a passo para você.

O seu primeiro passo é reunir os documentos necessários para o processo. Empresas internacionais, que não funcionem no Brasil, devem providenciar os equivalentes aos documentos brasileiros que seguem:

  • Contrato social ou estatuto social (autenticado)
  • Ata da eleição da diretoria, se for o caso (autenticado)
  • Cartão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ (autenticado)

Além disso, empresas do exterior devem possuir um representante legal fixado no Brasil e providenciar:

  • Carteira de identidade e CPF do representante legal ou CNH (autenticados)
  • Procuração do representante legal (autenticado)
  • Comprovante de residência do representante legal (autenticado)

Junto com estes:

  • Termo de adesão; 
  • Solicitação de cadastro Empresa Internacional.

É importante lembrar que os documentos não podem estar vencidos ou com sua autenticação com data superior a seis (6) meses e devem obedecer à legislação vigente.

Depois que o Portal de Compras Públicas receber os seus documentos, o cadastro será liberado e os dados de acesso para o e-mail serão informados.

Leia mais:

e-book glossário de licitações

Como um software de automação em licitações pode me ajudar?

A licitação é um procedimento formal e muito complexo e competitivo. Além disso, possui diversos procedimentos que preencherem vários requisitos e seguir diversos critérios normatizados nos textos legais.

Por isso, é fundamental contar um uma ferramenta que automatize processos e livre você de erros induzidos pelo cansaço e falta de atenção. Se você tem uma empresa que pode fornecer para a administração pública, precisa contar com as facilidades oferecidas pela tecnologia.

Um software de automação para licitações, além de reduzir os custos com contratação, torna seus lances mais estratégicos e aumenta as suas chances de vencer.

Além disso, o Lance Fácil também integra suas automações ao Portal de Compras Públicas! Uma plataforma especialmente desenvolvida para realizar procedimentos licitatórios para aquisição de bens e serviços comuns.

software de automação em licitações

Siga-nos