Pregoeiro: o que é e qual a sua função dentro de um pregão?
O pregoeiro é uma das figuras presentes na modalidade de licitação conhecida como pregão. Continue a leitura e saiba mais sobre essa função!
O papel do pregoeiro
O pregoeiro é uma das figuras mais importantes de um pregão. Uma vez que ele é o gestor e responsável pelo certame licitatório e ao mesmo tempo um negociador das propostas.
Entretanto a atuação do pregoeiro se restringe somente à fase externa do processo. Ou seja, ele participa desde a publicação do edital até a adjudicação do objeto para o licitante vencedor.
Sendo assim, ele é responsável por buscar a proposta mais vantajosa para a administração pública.
Qual a sua função?
Suas funções estão na lei nº 10.520 de 17 de julho de 2002 (a lei do pregão), que instituiu o pregão eletrônico e o pregão presencial no cenário das licitações no Brasil.
Além disso, seus afazeres estão definidos no decreto nº 3.555/2000, que aprova o regulamento do pregão e, também no decreto nº 5.450/2005, que regulamenta o pregão eletrônico.
Então, ele é quem, junto com uma equipe de apoio, é responsável por receber propostas, analisar, classificar, habilitar e adjudicar contratos dentro do processo de licitação.
Também cabe a ele a negociação dos valores, visando chegar ao menor preço, a análise dos recursos eventualmente apresentados, e outras funções.
Confira algumas de suas atribuições:
- Coordenar todo processo licitatório;
- Com o apoio do setor responsável pela elaboração do edital do pregão, receber, examinar e decidir as impugnações e consultas ao documento;
- No caso de pregão eletrônico, conduzir a sessão pública na internet;
- Verificar a conformidade da proposta com os critérios do edital;
- Conduzir os lances;
- Verificar e julgar a habilitação dos participantes;
- Receber, examinar, decidir e encaminhar os recursos à autoridade competente;
- Indicar o vencedor da licitação;
- Adjudicar o objeto;
- Conduzir os trabalhos da equipe de apoio;
- Encaminhar o processo à autoridade superior e propor a homologação.
– Leia também: Edital de pregão eletrônico: quais os pontos mais importantes a observar?
Quem pode ser designado pregoeiro?
A seleção do pregoeiro não pode ser realizada de forma aleatória. Não são todos os servidores públicos que podem ser designados para desempenhar a função.
Desta forma, a escolha deve ser feita pelos servidores do órgão, junto com a equipe que o auxiliará, como citado anteriormente.
Além disso, ele deve cumprir alguns requisitos de capacitação da área. Por exemplo, deve ser um profissional preparado para a função e ter conhecimento comprovado em temas necessários para desempenhar o papel, como licitações, contratações e negociação públicas.
Comentários
Deixar um comentário