Licitações-e: conheça melhor o portal de licitações do Banco do Brasil
Confira no texto a seguir as principais informações sobre o Licitações-e, incluindo um passo a passo de como se cadastrar e tudo sobre o funcionamento dos pregões eletrônicos no portal.
O que é o Licitações-e?
O Licitações-e é um portal online de realização de compras e contratações de serviços disponibilizado pelo Banco do Brasil.
Muitas agências bancárias, que necessitam de produtos e serviços, utilizam seus serviços. No total são mais de 4 mil agências inscritas.
Além disso mais de mil órgãos públicos também usam a plataforma.
Diferentemente do ComprasNet, para usufruir do Licitações-e é cobrado uma tarifa para participação.
Como se cadastrar no Licitações-e?
Primeiramente, para utilizar o portal de licitações Licitações-e, é necessário que o fornecedor faça sua adesão e cadastre seu(s) representante(s) conforme segue:
Cadastro de Fornecedor Correntista do Banco do Brasil
- Dirigir-se à sua agência de relacionamento e solicitar seu registro no sistema;
- Firmar termo de adesão ao regulamento, e
- Nomear representante(s) (pessoa física), que será(ão) registrado(s) no sistema e reconhecido(s) como legítimo(s) para realizar(em) negócios em seu nome e sob sua responsabilidade (Termo de Nomeação de Representante). Nos casos em que ele(s) não seja(m) correntista(s) do Banco, deverá(ão) fornecer cópia e original da identidade, do CPF e comprovante de residência.
Fornecedor Não Correntista do Banco do Brasil
- Dirigir-se a qualquer agência do Banco e solicitar seu registro no sistema;
- Fornecer original e cópia do Contrato Social, do CNPJ e dos documentos pessoais dos sócios;
- Firmar Termo de Adesão ao Regulamento; e
- Nomear representante(s) (pessoa física), que será(ão) registrado(s) no sistema e reconhecido(s) como legítimo(s) para realizar(em) negócios em seu nome e sob sua responsabilidade (Termo de Nomeação de Representante). Nos casos em que ele(s) não seja(m) correntista(s) do Banco, deverá(ão) fornecer cópia e original da identidade, do CPF e comprovante de residência.
O Termo de Adesão ao Regulamento e o Termo de Nomeação de Representante podem ser obtidos no site oficial do Licitações-e, na opção “Solicitação de Credenciamento no Licitações”, ou diretamente nas agências do Banco.
Ao preencher o formulário disponível na Internet o fornecedor faz apenas o seu pré-cadastro. A agência do Banco do Brasil de sua escolha fará contato para complemento e efetivação do cadastramento.
A partir do cadastramento, o usuário e seus representantes estarão habilitados para acessarem as funcionalidades que lhe couberem no portal.
Como funciona o sistema Licitações-e?
Uma vez que o cadastro no sistema já foi realizado, o comprador, previamente credenciado junto ao Banco do Brasil, registra licitações para a aquisição do bem ou serviço desejado.
Para isso, o licitante tem que participar de um processo com três fases:
- Pré-negociação: o comprador inclui o edital no sistema Licitações-e e nomeia um funcionário responsável pela condução do processo eletrônico;
- Negociação: os licitantes credenciados e portadores de chave e senha de acesso participam fazendo as propostas, ofertando lances e contra ofertas no prazo já determinado;
- Fechamento: após o encerramento do prazo estipulado no edital de licitação, o comprador informa o vencedor do processo e encerra a disputa. As etapas seguintes são realizadas entre as partes envolvidas, através dos tradicionais meios de comunicação.
– Conheça também outros importantes portais de licitações do país, como o ComprasNet, BEC e o Portal da Transparência.
Pregão eletrônico no Licitações-e
No pregão eletrônico, a Administração Pública inclui o edital de compra no Licitações-e, com prazo para apresentação de propostas a partir de 8 dias úteis da publicação do aviso.
Também é realizada a nomeação do pregoeiro que será responsável pela condução do certame.
Posteriormente os fornecedores interessados incluem as suas propostas em conformidade com o edital.
Posteriormente as propostas são abertas na hora e data já pré-determinadas e o licitante com o melhor valor é ofertado.
Então, abre-se novamente uma sala para que novos lances sejam feitos, em data e horário também já informados no edital.
Desta forma os participantes devem fazer lances sucessivos, em tempo real, de valores menores em relação à proposta inicial.
Desta forma os lances se sucedem até que um dos licitantes ofereça o melhor preço e vença o processo licitatório.
Entretanto, os concorrentes que não venceram o certame podem manifestar a intenção de interpor recurso, devidamente justificado.
Por fim, depois depois das análises de recursos, o pregoeiro anuncia o vencedor e adjudica o lote e a autoridade competente homologa a licitação.
Ficou interessado? Para saber mais, confira a cartilha de orientações para o fornecedor do Licitações-e, criado pelo próprio portal.
– Leia também: Software de licitação: saiba o que é e como utilizá-lo para vencer pregões
Comentários
6 Comentários
[…] Licitações-e: Utilizado pelo Banco do Brasil, prefeituras, secretarias e entidades, para compras de serviços para parceria de empresas públicas e privadas. […]
[…] software é compatível com os portais ComprasNet, Licitações-E (Banco do Brasil), Portal da Transparência e outros. Faça nosso teste grátis e conheça o […]
[…] Lance Fácil inclui os portais: ComprasNet, Licitações-E, BLL Compras, Portal de Compras Públicas, BEC SP, LicitaNet, BNC e ComprasNet Bahia. Oferecemos […]
[…] órgãos públicos realizam suas licitações. Dentre os principais podemos destacar: ComprasNet, Licitações-E (Banco do Brasil), BEC SP e Portal da […]
[…] Licitações-e: O Banco do Brasil, junto com prefeituras, secretarias e entidades, também publica editais de compras de serviços para parceria de empresas públicas e privadas; […]
[…] de licitação que trabalha com as principais plataformas do mercado, incluindo BNC, BLL, BEC-SP, Licitações-E, Licitanet, Portal de Compras Públicas, Comprasnet e Comprasnet […]
Deixar um comentário