Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Editais no ComprasNet: como encontrá-los facilmente?


Desvendar os caminhos dos editais no ComprasNet é essencial para quem busca oportunidades sólidas no universo das licitações públicas.

Neste guia, exploraremos de forma concisa e acessível o funcionamento desse portal, destacando como empresas podem acessar, se cadastrar e, principalmente, consultar editais.

O que é o portal ComprasNet?

O ComprasNet, portal fundamental no cenário de licitações públicas, surge da necessidade do Governo Federal em otimizar a aquisição de obras, serviços e produtos. Este portal, vital para o processo licitatório, propicia uma concorrência formal entre fornecedores, promovendo transparência e eficiência.

Nesse ambiente virtual, o ComprasNet desempenha o papel de divulgar informações essenciais sobre licitações e contratações. Com destaque o pregão eletrônico, em conformidade com o Decreto 10.024 de setembro de 2019, como uma das modalidades eletrônicas disponíveis.

Além de atender ao interesse público, o ComprasNet é uma ferramenta valiosa para a Administração Pública, especialmente no que diz respeito aos princípios da publicidade e princípio da transparência.

A pesquisa de editais no ComprasGov proporciona à Administração soluções para produtos e serviços no mercado de compras públicas, cumprindo sua missão de forma eficiente.

Banner para contato Lance Fácil

Quem pode buscar editais no ComprasNet?

A busca de editais no ComprasNet está acessível para estados e municípios brasileiros engajados em compras públicas. Essa abrangência democratiza o acesso, promovendo uma gestão transparente e eficaz.

De acordo com dados do próprio portal, mais de 69% dos municípios no Brasil já incorporaram o ComprasNet em seus processos de compras e pregões, e cerca de 89% da população brasileira é abrangida.

Adesão de municípios ao ComprasNet

Essa adesão generalizada destaca a relevância e eficácia do portal em diversas esferas administrativas. Nesse contexto, as empresas interessadas em oferecer seus serviços encontram no ComprasNet boas oportunidades de negócios.

Por isso, continue a leitura para acessar os editais no ComprasNet e encontrar oportunidades de negócios com a gestão pública alinhadas aos seus objetivos.

Entenda como ter acesso ao ComprasNet

O acesso ao ComprasNet é simples e pode ser realizado de duas maneiras: via web ou pela versão mobile, através do aplicativo.

No entanto, o acesso exige credenciamento prévio no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) pode ser feito pelo aplicativo.

Além disso, o aplicativo possibilita receber alertas de licitação, mantendo os licitantes informados sobre processos alinhados aos seus interesses e está disponível para Android e iOS.

Basicamente, os passos para o cadastro antes da consulta de editais no ComprasNet consiste em:

  1. Realizar o cadastro no gov.br;
  2. Efetuar o credenciamento no SICAF, pelo site ou aplicativo;
  3. Acessar o ComprasNet e concluir o cadastro.

Com esse guia, você terá uma visão geral para iniciar sua jornada no ComprasNet.

Aprenda a consultar editais no ComprasNet

Na página inicial do portal, encontre a seção “Consultar oportunidades”, rolando a página, e clique em “Outras consultas”.

Editais no ComprasNet: Consultar oportunidades
Página inicial do ComprasNet

A página “Consulta detalhada” terá informações sobre os editais no ComprasNet, com pregões e dispensas eletrônicas em diferentes fases, possibilitando sua participação ativa.

Editais no ComprasNet: Consulta detalhada
Página de Consulta Detalhada do ComprasNet. Foto: Portal ComprasGov

Aprimore suas consultas através de filtros específicos, como período, modalidade de licitação, tipo de pregão, número da licitação, unidades da federação, municípios, entre outros.

No filtro “objeto“, busque por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Por exemplo, se fornece materiais para construção, utilize termos como “cimento” ou “tijolos” para refinar suas buscas e encontrar oportunidades alinhadas aos serviços que deseja oferecer.

Outra forma de encontrar editais no ComprasNet em suas pesquisas é clicando na opção “Contratações pela lei 14.133/2021 a partir de 01/04/2023”. Você será redirecionado para a busca de compras eletrônicas em qualquer etapa, com a opção de refinar a pesquisa de acordo com os filtros oferecidos.

Editais no ComprasNet: Compras eletrônicas
Página para busca de compras eletrônicas no ComprasGov. Foto: Portal ComprasNet

– Leia também: Dispensa eletrônica no Comprasnet: potencializando processos com o Lance Fácil

Assista a seguir como é fácil consultar editais no ComprasNet com o Lance Fácil

– Leia também: ComprasNet.Ba: confira o guia para uma busca eficiente de editais no portal

Como consultar pregões em andamento?

Para verificar pregões em andamento no ComprasNet, você pode acessar a página inicial do site e clicar em “Pregões abertos para lances”. No entanto, outra opção é acessar a partir da página de “Consulta detalhada”, clicando na opção “Em andamento” na coluna de “Pregões”, mais à direita.

Ambos os caminhos levarão à tela “Acompanhamento de Licitações” que permite pesquisar os pregões agendados no ComprasNet e filtrar a busca de acordo com interesses, como tipo de proposta, unidade de compra, data, entre outros.

Consultar pregões em andamento no ComprasNet
Página de consulta aos pregões em andamento no ComprasNet. Foto: ComprasGov

– Saiba mais: Pregão eletrônico no Comprasnet: entenda como funciona e como participar

Licitações e editais no ComprasNet com o Lance Fácil

Concluir nossa jornada pelos editais no ComprasNet reafirma a importância de compreender a democratização do acesso e a abrangência à informação.

Seguindo os passos para acesso e aprendendo a explorar as consultas de forma eficaz, empresas e licitantes se posicionam estrategicamente para participar ativamente de licitações, alinhando-se às oportunidades que o ComprasNet pode oferecer.

Essa compreensão se torna uma ferramenta valiosa no arsenal de quem busca consolidar seu espaço nos bastidores das compras públicas.

Se você chegou até o fim deste texto, está disposto a investir no universo de licitações e o Lance Fácil é a ferramenta que pode ampliar suas oportunidades e automatizar tarefas nos processos do dia a dia.

Nosso software de licitação proporciona resultados mais eficientes em licitação e torna a jornada mais eficaz, além de estar integrado ao ComprasNet e outros grandes portais de licitação do pais. Entenda como:

  • Busca de editais: Busque licitações pelo Brasil com filtros inteligentes. É só selecionar as opções de interesse, inserir palavras-chave e filtrar as melhores oportunidades;
  • Cadastro de propostas: Otimize seu tempo cadastrando itens de suas propostas com essa ferramenta inovadora;
  • Lances automáticos: Maximize eficiência com a ajuda da nossa inteligência artificial para lances automáticos mais competitivos;
  • Monitoramento de chat: Acompanhe mensagens e notificações em tempo real em uma única tela;
  • Documentação: Ganhe tempo e evite erros automatizando a geração e o controle do envio de documentos.

Explore todas essas funcionalidades com o nosso teste grátis e veja como o nosso software é um aliado estratégico para impulsionar o seu sucesso em licitações.

– Leia também: Editais no BLL Compras: como encontrá-los com o Lance Fácil?

Banner para guia comparativo das leis de licitação

Siga-nos