Uso de robôs em licitação: quais as principais vantagens?
Por que usar robôs mesmo depois depois do Decreto 10.024/19?
Em nosso último blog falamos sobre os pregões com prorrogação automática, uma nova forma de encerramento da fase de lances.
Entretanto, muito se fala em como os robôs vão atuar a partir do novo Decreto 10.024/19. Ao contrário do que muitos pensam, a automatização em processos licitatórios está se tornando cada vez mais um aliado do governo.
Portanto, sim, se você quer estar um passo à frente do seu concorrente, você deve usar robôs, porque eles fazem muito mais do que simplesmente cobrir lances.
O que fala o Decreto 10.024/19?
Este decreto foi publicado no dia 20 de setembro de 2019. Basicamente, ele trata de alguns pontos específicos do pregão eletrônico. Aqui vamos citar alguns pontos fundamentais para você, licitante, entender o que modificou em relação à utilização.
Uma das alterações reforça a ideia de que está se abrindo mais espaço para a inteligência artificial dentro dos processos licitatórios.
A partir de agora, tornou-se obrigatório o uso do pregão eletrônico a estados e municípios que recebam recursos por meio das transferências voluntárias da União.
Outra alteração, muito importante, foi nos modos de disputa e envio de lances. Agora o gestor terá duas opções de escolha para as formas de disputa de envio pelo fornecedor: modo aberto ou aberto e fechado.
No aberto, a regra já existente permanece a mesma. A alteração é que deve constar a previsão de valor ou percentual mínimo de redução entre os lances.
O tempo de disputa no modo aberto também sofreu uma alteração. A partir de agora, o tempo é fixo com um total de 10 minutos para todos enviarem lances sucessivos. Na fase de prorrogações, a nova margem é de até 2 minutos de duração, cada vez que houver novos lances.
Já na fase fechada poderá participar os fornecedores que apresentaram o menor valor e os que enviaram lances até 10% maior do que a proposta de menor valor.
Então, como o Lance Fácil vai continuar ajudando?
Uma vez que os pregões eletrônicos estão se tornando cada vez mais comuns, graças a sua praticidade, a empresa que não se adequar a este cenário, de fato, não vai ver utilidade em um robô, isso antes mesmo do novo decreto.
Agora se você tem uma empresa e enxerga vantagens em fornecer para o governo, o usuário do robô pode ficar à frente daqueles que ainda não aderiram a automatização dos processos.
Além da melhora de desempenho, os robôs trazem diversos benefícios. Confira alguns:
1. Automatiza e agiliza os lances
A fase de lances é a mais disputada. Por isso o envio automático de lances te ajuda a te garantir diversos arremates, otimiza o seu tempo.
Assim você se torna mais eficiente e pode organizar o seu tempo sem se preocupar em ficar acompanhando o pregão.
Além disso o robô sempre respeita o tempo limite dado para os envios de lances pré-determinado nos editais.
Agilidade, assertividade e rapidez são uma das principais qualidades dos robôs e essa três características são fundamentais para garantir uma competitividade na disputa.
2. Traz segurança no envio
Em um processo licitatório você precisa se garantir a sua participação e ter segurança que nada vai dar errado.
Sendo assim, o robô te ajuda a não errar no envio do valor do seu lance, porque no calor do momento você pode errar na digitação e acabar cometendo um engano com a quantia lançada.
Com a inteligência do software, esse tipo de erro é praticamente nulo e ele vai garantir a você a melhor lucratividade.
3. Mais de uma possibilidade
Os robôs ainda abrem várias possibilidades. A primeira é de você dar vários lances para diferentes itens de uma mesma licitação.
Também permite que você consiga participar de pregões eletrônicos simultaneamente, sem fazer você perder uma oportunidade de negócio!
4. Acompanha todo o processo para você
O Lance Fácil tem uma super vantagem. No módulo de acompanhamento, você recebe as mensagens do pregoeiro, fica por dentro de tudo que está acontecendo e o nosso software ainda gera e envia documentação após a conclusão do pregão.
Então hoje você leu o motivo de continuar acreditando e apostando no uso de robôs para licitação. Com ele você vai estar mais competitivo e com mais chances de sair como vencedor!
– Leia também: Robô de lances automáticos: vantagens do uso e detalhes do módulo de lances do Lance Fácil
Comentários
Deixar um comentário