Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tempo randômico do pregão eletrônico: entenda como funciona


Você já ouviu falar no tempo randômico? A grande maioria atualmente das licitações por pregão eletrônico tem ele como uma das etapas principais do processo licitatório.

  • Mas você sabe o que significa exatamente o tempo randômico? 
  • Qual o seu objetivo durante a sessão?
  • E qual estratégia deve ser adotada para aumentar suas chances de vencer pregões? 

No texto a seguir vamos esclarecer a todas essas dúvidas e você ainda vai ganhar uma dica que pode fazer toda a diferença na sua estratégia para vencer licitações. Continue a leitura e descubra!

O que é tempo randômico? 

O tempo randômico é a fase final do processo licitatório. Basicamente, é um período que é estabelecido aleatoriamente, onde os participantes devem apresentar suas respectivas propostas. 

Esse prazo é definido por uma rotina randômica do sistema (computador), que gera, de forma aleatória, um número no intervalo estabelecido, sendo que este pode variar entre 1 segundo até 30 minutos. 

Segundo o Decreto 5.450, que rege as ações do Pregão Eletrônico, o tempo randômico acontece durante a fase competitiva, logo após a classificação das propostas. É nesta fase então, que os concorrentes devem enviar seus lances por meio do sistema eletrônico

“O sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até trinta minutos, aleatoriamente determinado, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances”

Ainda está confuso? Então para deixar o processo do pregão eletrônico mais claro entenda como se desenvolve as etapas dessa modalidade de licitação

Primeira etapa

A primeira etapa do pregão eletrônico se dá com a abertura da sessão pelo pregoeiro na sala virtual. Durante esse procedimento os concorrentes irão oferecer lances sucessivos, quantos vezes quiserem, e se sobressai aquele que oferecer o lance de menor preço.

Este procedimento tem duração de 30 minutos.

 Segunda Etapa

A segunda etapa inicia-se com o tempo randômico. Este processo dura entre 1 a 30 minutos, onde a contagem pode parar a qualquer momento. Os concorrentes devem então apresentar suas propostas, lembrando que o objetivo é sempre o menor preço.

Feito isso, o pregoeiro irá finalizar a sessão, escolhendo a empresa que ofereceu o menor preço. Em seguida, dará-se início à negociação entre ambas as partes para acerto dos trâmites do contrato.

E então, inicia a fase de habilitação da compra, onde a empresa vencedora deve enviar a documentação exigida no edital. Não havendo nenhuma irregularidade, é declarado enfim o vencedor.

Quando não há recursos ou qualquer tipo de paralisação para análise de materiais na compra pública, o pregão eletrônico tem duração média de 2 a 3 horas apenas.

Qual é o objetivo do tempo randômico no pregão eletrônico? 

Com a definição de um tempo aleatório, nem o pregoeiro nem os participantes da disputa sabem ao certo o período em que a sessão estará aberta a lances.

Logo, isso acaba gerando um senso de urgência nos concorrentes, onde estes se veem mais pressionados a oferecerem seus melhores lances rapidamente. 

Acredita-se, portanto, que o tempo randômico torna a sessão mais agressiva e objetiva. 

Outro fator importante a ser levado em consideração na importância do tempo randômico durante o pregão eletrônico é o quesito da impessoalidade. Ou seja, uma vez que não há interferência do pregoeiro quanto ao término da sessão, não abre-se margem para suspeitas de favorecimento de determinado fornecedor. 

Como aumentar suas chances de vencer pregões?

O Software Lance Fácil pode auxiliar durante as etapas do pregão, aumentando suas chances de vencer. A plataforma vai simplificar e automatizar as etapas do pregão eletrônico.

Dividido em módulos, nossa solução busca por licitações em todo País, cadastra propostas no portal de compras, dá lances automaticamente nos pregões, acompanha as mensagens do pregoeiro e ainda gera e envia documentação após a conclusão do pregão.

Você que chegou até aqui acaba de ganhar um teste gratuito para conhecer na prática as funcionalidades da plataforma. 

banner azul com ilustração de pessoa apoiada em gráfico ascendente sobre moedas com texto 20% de desconto

Siga-nos