Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Licitações-e: conheça melhor o portal de licitações do Banco do Brasil


Confira no texto a seguir as principais informações sobre o Licitações-e, incluindo um passo a passo de como se cadastrar e tudo sobre o funcionamento dos pregões eletrônicos no portal.

O que é o Licitações-e?

O Licitações-e é um portal online de realização de compras e contratações de serviços disponibilizado pelo Banco do Brasil.

Muitas agências bancárias, que necessitam de produtos e serviços, utilizam seus serviços. No total são mais de 4 mil agências inscritas.

Além disso mais de mil órgãos públicos também usam a plataforma.

Diferentemente do ComprasNet, para usufruir do Licitações-e é cobrado uma tarifa para participação.

Como se cadastrar no Licitações-e?

Primeiramente, para utilizar o portal de licitações Licitações-e, é necessário que o fornecedor faça sua adesão e cadastre seu(s) representante(s) conforme segue:

Cadastro de Fornecedor Correntista do Banco do Brasil

  • Dirigir-se à sua agência de relacionamento e solicitar seu registro no sistema;
  • Firmar termo de adesão ao regulamento, e
  • Nomear representante(s) (pessoa física), que será(ão) registrado(s) no sistema e reconhecido(s) como legítimo(s) para realizar(em) negócios em seu nome e sob sua responsabilidade (Termo de Nomeação de Representante). Nos casos em que ele(s) não seja(m) correntista(s) do Banco, deverá(ão) fornecer cópia e original da identidade, do CPF e comprovante de residência.

Fornecedor Não Correntista do Banco do Brasil

  • Dirigir-se a qualquer agência do Banco e solicitar seu registro no sistema;
  • Fornecer original e cópia do Contrato Social, do CNPJ e dos documentos pessoais dos sócios;
  • Firmar Termo de Adesão ao Regulamento; e
  • Nomear representante(s) (pessoa física), que será(ão) registrado(s) no sistema e reconhecido(s) como legítimo(s) para realizar(em) negócios em seu nome e sob sua responsabilidade (Termo de Nomeação de Representante). Nos casos em que ele(s) não seja(m) correntista(s) do Banco, deverá(ão) fornecer cópia e original da identidade, do CPF e comprovante de residência.

Banner no artigo "Licitações-e" para curso gratuito de Licitação

O Termo de Adesão ao Regulamento e o Termo de Nomeação de Representante podem ser obtidos no site oficial do Licitações-e, na opção “Solicitação de Credenciamento no Licitações”, ou diretamente nas agências do Banco.

Ao preencher o formulário disponível na Internet o fornecedor faz apenas o seu pré-cadastro. A agência do Banco do Brasil de sua escolha fará contato para complemento e efetivação do cadastramento.

A partir do cadastramento, o usuário e seus representantes estarão habilitados para acessarem as funcionalidades que lhe couberem no portal.

Como funciona o sistema Licitações-e?

Uma vez que o cadastro no sistema já foi realizado, o comprador, previamente credenciado junto ao Banco do Brasil, registra licitações para a aquisição do bem ou serviço desejado.

Para isso, o licitante tem que participar de um processo com três fases:

  • Pré-negociação: o comprador inclui o edital no sistema Licitações-e e nomeia um funcionário responsável pela condução do processo eletrônico;
  • Negociação: os licitantes credenciados e portadores de chave e senha de acesso participam fazendo as propostas, ofertando lances e contra ofertas no prazo já determinado;
  • Fechamento: após o encerramento do prazo estipulado no edital de licitação, o comprador informa o vencedor do processo e encerra a disputa. As etapas seguintes são realizadas entre as partes envolvidas, através dos tradicionais meios de comunicação.

– Conheça também outros importantes portais de licitações do país, como o ComprasNet, BEC e o Portal da Transparência.

Pregão eletrônico no Licitações-e

No pregão eletrônico, a Administração Pública inclui o edital de compra no Licitações-e, com prazo para apresentação de propostas a partir de 8 dias úteis da publicação do aviso.

Também é realizada a nomeação do pregoeiro que será responsável pela condução do certame.

Posteriormente os fornecedores interessados incluem as suas propostas em conformidade com o edital.

Posteriormente as propostas são abertas na hora e data já pré-determinadas e o licitante com o melhor valor é ofertado.

Então, abre-se novamente uma sala para que novos lances sejam feitos, em data e horário também já informados no edital.

Desta forma os participantes devem fazer lances sucessivos, em tempo real, de valores menores em relação à proposta inicial.

Desta forma os lances se sucedem até que um dos licitantes ofereça o melhor preço e vença o processo licitatório.

Entretanto, os concorrentes que não venceram o certame podem manifestar a intenção de interpor recurso, devidamente justificado.

Por fim, depois depois das análises de recursos, o pregoeiro anuncia o vencedor e adjudica o lote e a autoridade competente homologa a licitação.

Ficou interessado? Para saber mais, confira a cartilha de orientações para o fornecedor do Licitações-e, criado pelo próprio portal.

– Leia também: Software de licitação: saiba o que é e como utilizá-lo para vencer pregões

Banner no artigo "Licitações-e" para cadastro no Lance Fácil

Siga-nos