Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Proposta de licitação: como fazer um documento assertivo?


Uma das melhores formas de alavancar o faturamento da sua empresa é tornando-se fornecedor do Governo. As licitações movimentam boa parte da economia do país, por isso, surgem como excelente oportunidade de negócio. Se você quer começar a se aventurar neste universo, é importante saber como elaborar uma proposta de licitação assertiva. 

Acredite, é mais simples do que parece. É preciso apenas estar preparado para ter chances reais de vencer a competição. A proposta de licitação é portanto, uma das etapas mais decisivas durante a disputa. 

Mas afinal, você sabe como elaborar uma proposta de licitação assertiva? O que deve constar neste documento? Como é possível aumentar as chances de vencer licitação? 

É o que você vai descobrir no texto a seguir. Confira!

Entenda o passo a passo de uma licitação

Antes de explicarmos qual o procedimento para elaboração de uma proposta de licitação, é importante contextualizar quais são as etapas presentes em um processo licitatório. 

A primeira etapa é a abertura do edital, que deve ser feita, obrigatoriamente, com antecedência mínima de oito dias úteis para a entrega das propostas. 

Na segunda etapa do processo licitatório será feito o julgamento das propostas em sessão pública (presencial ou eletrônica) conduzida por um pregoeiro.

Feito a avaliação das propostas, deve-se eleger o participante que apresentou o valor mais baixo, assim como aqueles que apresentaram ofertas com preços até 10% maiores. 

Este grupo passará para a fase final do pregão, onde eles deverão fazer novos lances sucessivos até a decisão final do vencedor. 

É obrigatória que esta etapa final conte com pelo menos três participantes. Caso não haja propostas que se encaixem nas condições que apresentamos acima, serão escolhidas as três propostas de menor valor, independente quais sejam. 

Os participantes do processo licitatório têm 3 dias úteis para apresentarem intenção de recurso sobre o resultado final do pregão.

O que deve constar na proposta de licitação? 

É importante que você entenda que o edital deve ser o seu guia na elaboração de uma proposta de licitação assertiva. Por isso, é fundamental prestar atenção às exigências presentes no edital e segui-las à risca para a elaboração de uma proposta coerente. 

Afinal, de nada adianta você montar um documento impecável, mas que não atenda às necessidades que foram requeridas. 

Curso gratuito de Licitação

Atenção com a documentação

A burocracia pode parecer um impeditivo para entrar na concorrência, mas não precisa ser assim. Por isso, o primeiro passo para simplificar a participação nos processos licitatórios é deixar todos os documentos do seu negócio em dia. 

Deixe tudo resolvido para não enfrentar empecilhos com a parte burocrática quando for apresentar uma proposta para participar da licitação. 

Esteja com todos os cadastros em dia para a comprovação de que o seu negócio possui qualificação técnica e suporte econômico-financeiro para cumprir com as exigências do edital.

Listamos alguns dos documentos que você deve providenciar:

  • Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais 
  • Certidão Negativa de Débito 
  • Certidão de Regularidade do FGTS – CRF
  • Inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal
  • Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no Ministério da Fazenda. 

Descrição do objeto e produto/serviço

Esta etapa da elaboração da proposta de licitação é importante para comprovação de que o seu negócio tem condições de cumprir com as exigências do edital.

Por isso, deve-se descrever todo serviço/produto que está sendo oferecido para o Governo  o mais detalhadamente possível. 

Para que isso seja feito, você deve usar como modelo o Projeto Básico ou o Termo de Referência, que devem ser anexados à proposta. 

Nossa dica para esta etapa da proposta de licitação é descrevê-lo com o máximo de informações possíveis, de forma a qualificá-lo enquanto um objeto único. É importante lembrar que são inúmeras empresas participantes que oferecem o mesmo serviço/produto que a sua, por isso, é fundamental usar estratégias que irão ajudar o seu negócio a se destacar em meio a concorrência.

Definição de valores e dados para o pagamento

Uma das etapas mais importantes da elaboração da proposta é a definição de valores. É aqui que, na maioria dos casos, a análise de cada proposta é ainda mais criteriosa. Ou seja, o valor é determinante para a escolha do vencedor da licitação. 

Quando a licitação for da modalidade pregão eletrônica uma boa dica nesta etapa é não oferecer logo de cara o seu menor lance. 

Por exemplo, digamos que a licitação tenha como teto um valor de 10 mil reais e você pode oferecer até 7 mil reais. Não recomendamos que insira este valor de cara na proposta, coloque uma certa margem que permita que você possa reduzi-la mais ainda ao longo da disputa. 

Outras informações importantes que devem constar na proposta de licitação: 

  • Lugar de execução do serviço: deve-se discriminar o endereço completo do local onde os serviços serão executados
  • Dados bancários da empresa
  • Validade da proposta
  • Contrato na íntegra + prazo conforme informa o edital
  • Carimbo e assinatura da sua empresa

Elaboração da proposta de licitação: seja estratégico

Qualificações técnicas, cronograma com prazos atrativos, são alguns dos itens vistos como diferenciais para a tomada de decisão do vencedor da licitação. Por isso, pense a proposta de forma estratégica. 

Foque em editais que se encaixem na realidade do seu negócio. É importante que você faça questionamentos como: “A execução da licitação da qual você está se candidatando é viável dentro da atual situação do seu negócio?”

Avalie sua capacidade produtiva e não aja por impulso. Certifique-se de elaborar uma proposta realista. Afinal, você terá que comprovar a capacidade técnica e econômica exigida ainda durante o edital. 

Conte com um suporte especializado para ajudá-lo durante as etapas da licitação

É possível deixar as etapas dos pregões eletrônicos muito mais simplificadas e otimizadas. Isto acontece devido ao suporte oferecido por softwares como o Lance Fácil.

Dividido em módulos, nossa solução busca por licitações em todo País, cadastra propostas no portal de compras, dá lances automaticamente nos pregões, acompanha as mensagens do pregoeiro e ainda gera e envia documentação após a conclusão do pregão. 

Além disso, nosso software é compatível com os portais ComprasNet, Licitações-E (Banco do Brasil) e Portal da Transparência. 

Clique aqui e ganhe 15 dias grátis para testar nossa plataforma e descubra como ganhar licitação de forma muito mais simplificada. 

Software Lance Fácil

Siga-nos