Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Saiba como fazer sua empresa crescer participando de licitações


Com um cenário econômico desfavorável, se manter ativo no mercado tem se mostrado um grande desafio. Em meio a tanta incerteza a maior dificuldade do empreendedor atual é como fazer sua empresa crescer.

O primeiro passo é garantir uma fonte de lucro estável e constante. E é justamente aí que entra a sua participação em licitações.

Saiba mais sobre esse processo e entenda como ele pode ajudar seu negócio decolar. Até o final do artigo tenha acesso às seguintes informações:

  • O que são licitações?
  • Como fazer sua empresa crescer participando de licitações?
  • Quem pode participar de licitações?
  • O que é necessário para abrir uma licitação?
  • Saiba como fazer sua empresa crescer através das licitações!

guia-do-pregao-eletronico-lance-facil

O que são licitações?

As licitações são processos administrativos através dos quais a Administração Pública realiza a compra de produtos ou contratação de serviços para os órgãos públicos.

Essas licitações são regidas por leis específicas e contam com várias etapas e diferentes personagens. Aqui no blog do Lance Fácil já abordamos a Nova Lei de Licitações, compartilhamos um guia de como participar de licitações e também apresentamos o papel do analista de licitação.

Mas hoje vamos te apresentar porque participar dessas licitações pode ser tão vantajoso. Além de explicar como fazer sua empresa crescer através delas.

Leia também: Modalidades de licitação: conheça os tipos e saiba como eles funcionam  

checklist de documentos

Como fazer sua empresa crescer participando de licitações?

Não importa qual é a sua área de atuação ou o porte da sua empresa. Você com certeza vai se beneficiar de participar de licitações.

De acordo com o estudo elaborado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), as licitações públicas são responsáveis por movimentar até 20% do Produto Interno Bruto Nacional.

Além disso, licitar para o governo federal é a garantia de renda certa pela duração do contrato. O que garante uma certa estabilidade para que você possa investir no crescimento do negócio, além de manter as contas em dia.

Outra vantagem é que, além da experiência em atender pedidos de média e longa escala, você também ganha o marketing gratuito para a sua empresa. Afinal, quem não gostaria de contratar ou comprar com quem dá conta de atender às demandas da Administração Pública?

Tendo isso em mente, podemos dizer que a participação em licitações traz os seguintes benefícios:

  • As compras são feitas em grandes quantidades, favorecendo a oferta de preços competitivos;
  • Os contratos firmados entre os fornecedores e a administração pública são maiores que a média oferecida no mercado privado;
  • Licitações públicas oferecem a garantia de pagamento;
  • Licitantes ainda enfrentam pouca concorrência porque muitas empresas ainda desconhecem as vantagens de participar ou não estão atentos às regras dos processos licitatórios;
  • A participação em licitações pode render para sua empresa retornos até três vezes maiores que no mercado privado.

e-book glossário de licitações

Quem pode participar de licitações?

De um modo geral, qualquer pessoa ou empresa pode participar de licitações, contanto que esteja devidamente regularizada.

Para se tornar um licitante, é indispensável que a empresa esteja com a sua situação fiscal e a documentação em dia. Além disso, é preciso que ela seja considerada apta para vender para o governo.

Mas atenção, existem situações específicas que impedem a participação em licitações. São elas:

  • O autor do projeto básico ou executivo, seja ele pessoa física ou jurídica;
  •  A empresa, isoladamente ou em consórcio, que seja responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo do qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% do capital com direito a voto, ou controlador, responsável, técnico ou subcontratado;
  • O servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.

Essas partes são impedidas de participar para garantir a lisura do processo licitatório.

software de automação em licitações

O que é necessário para abrir uma licitação?

As licitações são abertas quando o poder público identifica a necessidade de realizar uma compra ou contratação. As licitações são uma ferramenta administrativa para garantir transparência e isonomia nas compras públicas.

Nesse processo, a Administração usa seus próprios recursos para realizar a compra, venda, locação, ceder ou contratar serviços. E, para garantir a isonomia do processo licitatório, oficializa todos os seus contratos de forma legal.

Logo, uma licitação precisa de:

  • Uma necessidade de aquisição;
  • Um órgão público que assumirá a responsabilidade financeira da compra;
  • Agentes públicos para executar o processo licitatório;
  • Fornecedor, também conhecido como licitante, para prover a necessidade do órgão público.

Assine o nosso curso gratuito e saiba como fazer sua empresa crescer através das licitações!

Assine nosso curso de licitações, receba regularmente nossas aulas gratuitas e aprenda a ganhar dinheiro sendo fornecedor do governo.

curso completo de licitação gratuito online

Siga-nos