Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como vender para o governo? 5 principais dicas para licitação


Vender para o governo é uma opção segura e rentável, que pode ser uma porta de entrada para muitas empresas se consolidarem no mercado nacional. Mas, você sabe o que deve fazer para entrar em uma licitação e ganhá-la? Confira abaixo 5 dicas que vão te ajudar. 

#1 Entenda o segmento 

O primeiro passo para começar a concorrer em editais de licitação é entender o segmento e ter segurança de que a sua empresa está apta para fazer o fornecimento para o governo. 

Aqui vale estudar a Lei de Licitações e a Lei Geral das MPE,  analisar alguns editais do segmento e avaliar para que nível de governo você deseja se tornar fornecedor. 

Além da parte burocrática dos editais, você precisa pensar a longo prazo. Se a sua empresa ganhar uma licitação, ela tem condições de executar o serviço? Pondere os riscos e benefícios. 

– Leia também: Confira os 12 produtos que o governo mais compra e comece a licitar

#2 Documentação em dia 

Passou pela primeira dica? Ponderou tudo o que envolve concorrer às licitações? Então é hora de fazer o cadastro. Para uma empresa estar apta a participar de licitações é preciso inscrevê-la no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e manter as contas e obrigações fiscais sempre em dia. Esses são os pré-requisito básicos para entrar na concorrência de um edital. 

Confira aqui o Guia Completo para participar de licitações.

Só vale para empresas?

Uma dúvida que sempre surge em relação á esse tema é a seguinte: Pessoa Física pode participar de edital? Sim! Aqui no blog do Lance Fácil fizemos um artigo exclusivamente sobre esse tema. Saiba aqui tudo o que é preciso para uma pessoa física concorrer às licitações. 

#3 Planejamento Financeiro 

Outra dica muito importante é esta: comece a concorrer em licitações com um capital de giro. Isso porque os pagamentos do governo podem atrasar. Então, garanta que terá verba suficiente para executar as produções sem ficar no vermelho, até que o pagamento seja efetivado. 

#4 Atenção aos Editais 

Nos sites de compras governamentais e no Diário Oficial da União são publicizados diariamente dezenas de editais de licitação para todos os segmentos. Você precisa verificar diariamente essas oportunidades e buscar aquelas que você pode concorrer. 

Pode parecer impossível fazer o filtro sobre todos os editais lançados, então, confira a próxima dica, ela vai te ajudar com isso! 

#5 Conte com um software

Para encontrar os editais certos para o segmento do seu negócio, organizar a documentação, deixar a sua empresa competitiva no momento dos lances e cuidar de tudo em relação às licitações você pode contar com um Software para Licitações, como o Lance Fácil.

O objetivo dessa ferramenta tecnológica é automatizar todo esse processo para tornar descomplicada a sua participação da concorrência de pregões online de licitação. Assim, você pode se concentrar no que realmente importa para o seu negócio. 

O Lance Fácil 

Dividido em módulos, nossa solução busca por licitações em todo país, cadastra propostas no portal de compras, dá lances automaticamente nos pregões, acompanha as mensagens do pregoeiro e ainda gera e envia documentação após a conclusão do pregão.

Nosso software é compatível com os portais ComprasNet, Licitações-E (Banco do Brasil) e Portal da Transparência. Faça o teste grátis por 15 dias e conheça o módulo “Buscas de Editais”.

Demo Lance Fácil

Siga-nos