Licitação para prestação de serviços de limpeza: saiba como participar dos processos na área
Está querendo entrar no ramo de licitação para prestação de serviços de limpeza? Destacamos algumas das principais recomendações e informações relevantes do governo sobre o assunto. Confira.
O cenário do mercado de limpeza e conservação
O Governo Federal é um dos grandes atores no mercado de contratação de serviços de limpeza e conservação.
Em 2012, os valores homologados para contratação de serviços de limpeza no âmbito da administração pública direta, autárquica e fundacional passaram de 589 milhões de reais, um valor excepcional e que mostra um grande mercado para as diversas empresas no ramo ao redor do país.
Um aspecto importante é que a contratação desses serviços costuma ser feita de forma descentralizada, pela Unidade Gestora na qual os serviços serão realizados. Isso leva a uma pulverização da atuação da administração pública na contratação e gestão desses serviços de limpeza.
Outro ponto é a assimetria nas relações de contratação. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão vem tentando reduzir essa diferença na relação com estudos e definição de padrões recomendados para a administração federal, incluindo especificação de serviços licitados e gestão de contratos, incluindo valores limites para contratação, mas ainda existem muitos desafios para os órgãos públicos.
Normatização da contratação de serviços de limpeza e conservação
A Normativa nº13 de 30 de outubro de 1996 foi responsável pelo estabelecimento dos preços de referência para os serviços de vigilância e limpeza.
Nesse período, foram publicadas as primeiras portarias de fixação de valores limites para cada Unidade da Federação e categoria profissional pelas Portarias nº3194/96 e 3256/96 respectivamente.
Foi descrito que ambas as categorias de serviço dispunham do percentual de 89% dos encargos sociais para cálculo dos valores-limite.
Aspectos gerais dos serviços de limpeza para o governo
Em um breve resumo, em 1997 o Decreto nº 2.271/97 revogou o Decreto nº 2.031/96 e a IN nº 18/97 revogou a IN nº 13/96, contudo, a fixação sistemática de valores-limite para as contratações dos serviços foram mantidas através de portarias publicadas anualmente.
Hoje, essas portarias não fixam mais o percentual de encargos para cálculo dos valores, e de 2001 a 2006 o método utilizado puxava dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além disso, o modelo de Planilha de Custo e Formação de Preço na IN/MARE nº18/97 dividia os custos em remuneração, encargos sociais, insumos, despesas administrativas operacionais, lucros e tributos.
E a formação dos preços de serviços de limpeza e conservação foram baseadas em um fator de produtividade para o cálculo da quantidade mínima de trabalhadores em função das características das instalações.
Já em 2007, o Ministério do Planejamento junto do Banco Mundial e a Fundação Instituto de Administração iniciaram os estudos de revisão da metodologia para calcular o custo dos serviços durante a abertura de editais de licitação.
Em junho de 2008 concluíram os estudos e apresentaram recomendações como as destacadas abaixo:
- A necessidade de gestão ativa dos serviços.
- A oportunidade de realização de estudos de produtividade da mão de obra e dos insumos.
- A elaboração de modelos de planos de segurança e limpeza.
- A adoção de forma de mensuração dos serviços padronizados.
- O controle da qualidade dos serviços prestados.
- O provisionamento financeiro de determinados encargos sociais e trabalhistas em conta-corrente específica, também conhecida como conta vinculada.
Em 2008, o Tribunal de Contas da União, através do Acórdão nº1753/08 realizou uma análise minuciosa da composição de valores-limite e exigiu uma revisão da metodologia para gerar o custo da mão de obra dos serviços.
Quais são os critérios para determinar o valor do serviço
Os editais de licitação para prestação de serviços de limpeza e conservação determinam um cálculo com base na Área Física a ser limpa, incluindo uma estimativa de custo por metro quadrado, incluindo a peculiaridade do ambiente, produtividade, periodicidade, frequência de cada tipo de serviço e condições do local-objeto da contratação.
Exigências técnicas nos editais para prestação de serviços de limpeza
O Governo Federal, através dos documentos que regem a administração pública, recomenda que os órgãos públicos contratantes exijam das empresas contratadas a implementação de ações que reduzam a exposição de ocupantes do edifício e de funcionários de manutenção a contaminantes de partículas químicas e biológicas potencialmente perigosas.
Isso visa reduzir o impacto negativo na qualidade do ar, a saúde, os sistemas de edifícios e o meio ambiente durante a realização do serviço de limpeza e conservação.
Elementos nos editais para prestação de serviços de limpeza
É obrigatório que os órgãos públicos incluam no Projeto Básico ou Termo de Referência as seguintes informações (além dos requisitos já necessários na legislação que rege os editais de licitação e pregões eletrônicos):
- áreas internas, áreas externas, esquadrias externas e fachadas envidraçadas, classificadas segundo as características dos serviços a ser executados, periodicidade, turnos e jornada de trabalho necessários, etc.;
- produtividade mínima a ser considerada para cada categoria profissional envolvida, expressa em termos de área física por jornada de trabalho ou relação serventes por encarregado;
- exigências de sustentabilidade ambiental na execução do serviço.
Práticas sustentáveis para contratação de serviços de limpeza
O Governo Federal é ciente dos efeitos adversos ao meio ambiente causados pelo setor industrial, pela escolha dos materiais e pela gestão na produção.
Pensando nisso, há requerimentos para melhorar o nível de sustentabilidade no momento da contratação de empresas na abertura de editais para prestação de serviços de limpeza.
A contratação dos serviços deve prever nas especificações técnicas ou nas obrigações quais serão os mecanismos de implementação de sustentabilidade usados.
Isso inclui soluções que estimulem e favoreçam produtos e processos com menor impacto ambiental para evitar alergênicos e irritantes, a utilização de produtos naturais, o uso de equipamentos que geram menor incômodo e sejam mais eficientes etc.
Onde encontrar editais para prestação de serviços de limpeza e conservação
São várias plataformas disponíveis no Brasil com editais de órgãos públicos para contratação de serviços de limpeza e conservação, incluindo BLL Compras, ComprasNet, Licitações E, Portal de Compras Públicas, Licitanet, BEC SP e outros mais.
Contudo, navegar todos esses portais simultaneamente e participar das licitações de forma orgânica pode não ser a maneira mais eficiente de garantir o fechamento de negócio para sua empresa.
Se quer aumentar suas chances de contratação em edital público, deve usar uma ferramenta que automatize seus lances e possua funcionalidade de busca de editais.
O Lance Fácil é a melhor opção para as empresas brasileiras, independentemente do setor. Acesse nosso site e confira mais o que podemos fazer por você!
Comentários
Deixar um comentário