Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Editais de licitação abertos: como e onde encontrá-los?


Uma empresa que deseja ser bem sucedida nos processos licitatórios, além de acompanhar as novidades do mercado, deve estar atenta aos editais de licitação abertos.

Afinal de contas, quanto antes você mapear os editais relevantes para o seu negócio, mais tempo vai ter para se preparar. Pode parecer um exagero, mas você vai perceber que organizar documentos, pesquisar valores e elaborar uma proposta campeã é muito mais fácil quando o relógio trabalha a seu favor.

Não se engane, seus concorrentes já sabem disso e estão diariamente em busca do edital perfeito. Cansou de ficar para trás? Confira nossas dicas para pesquisar editais de licitação abertos!

Continue a leitura e até o final do artigo tenha acesso às seguintes informações:

  • O que são editais de licitação abertos? 
  • Onde consultar editais de licitação abertos
  • Como encontrar editais de licitação abertos em tempo recorde!

curso completo de licitação gratuito online

O que são editais de licitação abertos?

Os editais de licitação abertos são aqueles que ainda estão na etapa convocatória. Ou seja, empresas interessadas ainda podem se inscrever para participar do processo licitatório.

Você já deve ter ouvido falar sobre a lei de licitações, certo? Ela regulamenta os trâmites e garante que as licitações públicas tenham transparência, eficiência, livre concorrência e sejam vantajosas para a Administração Pública.

No entanto, elas não são o único conjunto de normas que regulamentam as licitações. Além dela, licitantes e órgãos públicos devem obedecer às determinações dos editais de licitação.

No edital, o governo descreve quais produtos e serviços precisa, além do critério de julgamento e se a compra será imediata ou se haverá apenas registro de preços.

Os editais são publicados das seguintes formas: resumidas em jornais e meios de comunicação privados, no local físico do órgão licitante e na íntegra no Diário Oficial. A publicação do edital ocorre em todas as modalidades licitatórias, exceto na convite.

O edital deve apresentar os seguintes pontos:

  • Os documentos de habilitação;
  • Meios de julgamento das propostas;
  • Sanções;
  • Condições de participação;
  • Prazos;
  • Especificações de objeto.

Leia também: Edital de pregão eletrônico: quais os pontos mais importantes a observar?

e-book glossário de licitações

Onde consultar editais de licitação abertos

Se você não conta com ferramentas que facilitam a sua rotina, consultar editais de licitação abertos pode consumir uma boa parte do seu tempo. Mas, se você souber onde procurar, já tem metade do caminho andando.

Confira nossas dicas e encontre bons editais de licitação abertos!

1. Sites de órgãos e empresas que utilizam licitações

Você consegue verificar em sites de prefeituras e governos estaduais, por exemplo, os editais abertos por eles no campo Licitações.

Desta maneira, lá são divulgados todos os serviços e bens que aquele órgão necessita comprar.

Além disso, algumas empresas paraestatais também utilizam de licitações para contratarem e comprarem serviços e bens que estejam precisando. Alguns exemplos são o SESI (Serviço Social da Indústria) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Também costumam participar diversas outras estatais e multinacionais. Você só precisa ficar de olho nos respectivos sites e buscar o que mais se encaixa no que você procura.

ebook gratuito sobre pregão eletrônico

2. Portais de Licitação

O governo é um dos principais compradores de serviços e bens. Por dia, são lançados milhares de editais para contratações.

Existem diversos portais de compras para o governo. Neles as empresas podem realizar um cadastro e, desta forma, receberem notificações do ramo que as interessa.

Alguns dos portais de licitação mais conhecidos são:

  • ComprasNet: Este é um dos maiores portais do Brasil. Um grande número de empresas são cadastradas e diversas entidades utilizam a plataforma para divulgar editais. Nele são abertos mais de 100 editais por dia;
  • Licitações-e: O Banco do Brasil, junto com prefeituras, secretarias e entidades, também publica editais de compras de serviços para parceria de empresas públicas e privadas;
  • Bolsa Eletrônica de Compras/SP : A BEC SP  foi criada para ser o portal que o governo de São Paulo utiliza para realizar suas licitações. Além disso, diversos outros órgãos e municípios também utilizam a plataforma para fazer suas compras;
  • Portal Licitanet: O Licitanet é um portal de compras públicas que preza pela transparência e inovação nos pregões eletrônicos. Ele já conta com mais de 1200 cadastros e não para de crescer.

checklist de documentos para licitação

Como encontrar editais de licitação abertos em tempo recorde!

Busque por licitações em todo o país utilizando nossos filtros inteligentes. Basta selecionar as opções desejadas, inserir a palavra-chave e pronto! O Lance Fácil localiza qualquer licitação, de qualquer órgão governamental.

Através do módulo de busca de editais você cria filtros personalizados com as palavras-chave e raio de atuação desejados. O resto fica por conta da ferramenta!

Confira alguns de nossos recursos!

  • Busca por licitações em todo país utilizando filtros padrões ou palavras-chave;
  • Localiza em segundos um item específico em qualquer licitação, de qualquer órgão governamental;
  • Baixa todos os editais de interesse da sua empresa;
  • Busca de licitações por período, pelo número da licitação, pelo objeto, por estado, por palavras-chave e detalhes dos itens;
  • Compatível com o ComprasNet, Licitações-E (Banco do Brasil), Portal de Compras Públicas e BLL Compras.

software de automação para licitações

Siga-nos