Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pregão eletrônico no Comprasnet: entenda como funciona e como participar


Desde o início da pandemia, o pregão eletrônico vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de licitações. Além de ser mais seguro, ao dispensar o comparecimento presencial dos interessados, o pregão eletrônico também é uma das modalidades mais acessíveis.

No entanto, para garantir um bom desempenho, além de conhecer bem as leis que o regulam, também é importante conhecer as características de seus portais de compras.

Neste artigo vamos apresentar os procedimentos do pregão eletrônico no Comprasnet, um dos maiores portais de compras públicas do Brasil. Continue a leitura!

guia-do-pregao-eletronico-lance-facil

O que é o pregão eletrônico?

O pregão eletrônico é uma modalidade online eletrônica de licitação. Ele foi desenvolvido em uma plataforma web e pode ser acessado pelo Portal de Compras do Governo Federal.

Previsto na Nova Lei de Licitações, o pregão eletrônico deve ser usado na aquisição de bens e serviços comuns. Seu critério de julgamento é o de menor preço ou de maior desconto.

Por ser uma modalidade barata e que possibilita a captação de um número maior de fornecedores, o pregão eletrônico vem ganhando destaque também pela parte da administração pública. Um sinal claro disso é a obrigatoriedade do uso do pregão eletrônico para municípios com menos de 15 mil habitantes.

Quem pode participar do pregão eletrônico?

Qualquer pessoa física ou empresa pode participar dos pregões eletrônicos. Basta atender a todas as exigências expressas no edital de licitação.

No entanto, não podem participar dos pregões eletrônicos:

  • O autor do projeto básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;
  • A empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração de projeto básico ou executivo do qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% do capital com direito a voto, ou controlador, responsável, técnico ou subcontratado;
  • O servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.

Quer se destacar? Para se sair bem no pregão eletrônico, é importante ficar atento aos prazos. Confira todos no artigo: Prazo no pregão eletrônico: quais os principais?

O que é o Comprasnet?

O Comprasnet sempre foi conhecido pelos licitantes como o maior portal de licitações do governo federal. Fama que conquistou por ser utilizado pela maioria dos órgãos públicos no processo de seleção de fornecedores.

O sistema incluía:

  • Divulgação e a realização das licitações;
  • Emissão de notas de empenho;
  • Registro dos contratos administrativos;
  • Catalogação de materiais e serviços;
  • Cadastro de fornecedores.

Comprasnet agora é Compras.gov.br

Desde 1º de outubro de 2021, o Comprasnet 4.0 vem passando por uma série de mudanças. Uma das principais talvez seja a do nome — de Comprasnet para Compras.gov.br.

A mudança permitiu que as operações do pregão eletrônico pudessem ser feitas a partir de um único acesso para todas as funções do sistema. 

“As mudanças acompanham a evolução do sistema e refletem as melhorias e conquistas resultantes da transformação digital que vem sendo promovida pelo governo federal nos serviços públicos”, explica o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade.

 “O Compras.gov.br está mais alinhado ao GOV.BR, que é a nossa plataforma única de relacionamento com os cidadãos. Essa mudança se soma a uma série de aprimoramentos que têm gerado mais oportunidades de negócios para o empreendedor e mais facilidades para o cidadão”, complementa.

Mudanças que vão além do nome

Além da alteração do nome, o Compras.gov.br também traz o lançamento da solução que integra o módulo “Área de Trabalho – Governo” ao pregão eletrônico.

Através dela, as informações da modalidade pregão eletrônico estarão disponíveis para os usuários. Até então, esses dados constavam apenas na página de Estudos Técnicos Preliminares (ETP Digital).

“A novidade é bastante relevante, já que o pregão eletrônico representa mais de 99% das licitações feitas pelo governo federal”, afirma Cristiano Heckert, secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. 

Com a atualização do módulo, os operadores do sistema passarão a receber alertas e avisos de pendência, opções de filtros, visualizações, favoritos e detalhamento de fácil visualização dos processos. 

Além disso, o sistema tem integração com outros subsistemas como de intenção de registro de preços, gestão de atas e painéis.

Pregão eletrônico no Comprasnet: confira o passo a passo

Como aumentar suas chances de vencer o pregão eletrônico no Comprasnet? 

O Software Lance Fácil pode auxiliar durante as etapas do pregão, aumentando suas chances de vencer. A plataforma vai simplificar e automatizar as etapas do pregão eletrônico.

Dividido em módulos, nossa solução busca por licitações em todo país, cadastra propostas no portal de compras, dá lances automaticamente nos pregões, acompanha as mensagens do pregoeiro e ainda gera e envia documentação após a conclusão do pregão.

Faça o cadastro abaixo e teste gratuitamente as funcionalidades do nosso software de licitação que te ajuda a aumentar suas chances de vencer a concorrência no pregão eletrônico.

software de automação para licitações

Siga-nos