Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Software de licitação: o que é, benefícios e como utilizá-lo


O software de licitação é a solução ideal para quem quer simplificar a sua participação nos processos licitatórios. Ao automatizar e simplificar as etapas da licitação, os candidatos aumentam suas chances de vencer a concorrência.

Mas você sabe como funciona na prática um software de licitação? Quais são as suas principais funcionalidades? Continue a leitura e descubra! Conheça também em detalhes o software para licitação Lance Fácil!

Como participar de licitação?

A participação em licitações além de oferecer um excelente retorno financeiro para as empresas, contribuem também para a visibilidade das mesmas. Por isso, é importante que o seu negócio esteja atento às oportunidades de aumentar suas chances de vencer licitações.

E a principal dica para aumentar suas chances de fechar contratos com o governo é: automatize e simplifique esse processo com um software de licitação.

Importância da gestão de licitações

O processo de compras do governo não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é importante entender como se dá o seu desenvolvimento, quais são os requisitos para a participação e como funciona cada etapa.

Existem certas particularidades nas licitações públicas que devem ser internalizadas antes da sua empresa demonstrar interesse em se tornar fornecedor do Governo.

Separamos uma lista com alguns conteúdos em relação a gestão de licitação que podem ajudá-lo a entender melhor tudo isso. Olha só:

Por que usar um software de licitação?

Licitações são processos complexos de venda para órgãos públicos que exigem muitas etapas e diversos documentos, por essa razão, realizar os procedimentos de maneira manual pode levar a erro – não que as pessoas queiram errar e esquecer o atestado de capacidade técnica, por exemplo, mas sim porque estão propensas a isso.

No mais, as licitações feitas de maneira manual são mais lentas. É simplesmente inviável trabalhar mais rápido que uma máquina. Por isso, muitas empresas vêm recorrendo aos softwares de licitação como forma de contornar esse problema.

Veja este depoimento de Sérgio A. de Jesus, da S.A de Jesus Comércio de Materiais de Construção:

“Mudou o nível de participação, hoje impossível ficar sem essa ferramenta. Antes participávamos de 2 licitações por dia, hoje são 10, no mínimo. Pesquisa de editais, cotação, cadastro de proposta, disputa… valor de um funcionário com o retorno de dez…”

Fica claro com esse relato como um software para licitação pode ajudar a escalar resultados: as ferramentas digitais permitem fazer mais com menos. 

Através de processos mais simples e ágeis com ganho de produtividade, sua presença em licitações e pregões eletrônicos aumenta. Consequentemente, suas chances de vencer um edital também.

Benefícios de um software de licitação

Muito dificilmente você conseguirá vencer licitações sem um planejamento, sem entender esse processo e conseguir executá-lo da forma correta. Esse controle e gerenciamento de licitações pode se tornar muito complexo em uma empresa que não possui estrutura e equipe para tal.

E é então que o software de licitação surge como a solução ideal. Eles são uma plataforma online que simplifica e automatiza todas as etapas da licitação. Com funcionalidades que vão desde a busca mais assertiva de editais até a automatização do processo de geração e controle de documentos.

Como funciona o software de licitação Lance Fácil?

Dividido em módulos, nossa solução busca por preções em todo país, cadastra propostas no portal de compras, dá lances automaticamente, acompanha as mensagens do pregoeiro e ainda gera e envia a documentação após a conclusão do pregão.

O Software Lance Fácil pode auxiliar durante as etapas do pregão eletrônico, aumentando suas chances de vencer.

Cadastre-se abaixo e faça o teste gratuito para conhecer as funcionalidades da plataforma que te ajuda a aumentar suas chances de vencer a concorrência no pregão eletrônico.

Banner para contato Lance Fácil

Conheça melhor algumas funcionalidades do Lance Fácil

1. Busca de Editais

Busque por licitações em todo país utilizando filtros padrões ou palavras-chave. Você localiza em segundos um item específico em qualquer licitação, de qualquer órgão governamental. Além disso, você pode baixar todos os editais de licitação de interesse da sua empresa. Entenda mais sobre essa etapa aqui.

2. Cadastro de Proposta

Cadastre com rapidez e facilidade os itens de sua proposta. Não perca tempo preenchendo formulários. O software permite a visualização de todos os itens na mesma tela, e ainda faz automaticamente o cálculo do total. Além de outros benefícios.

– Leia também: Proposta de licitação: como fazer um documento assertivo?

3. Lances Automáticos

Nunca mais perca uma licitação por falta de estrutura e equipe, nosso software permite que apenas uma pessoa participe de vários pregões simultaneamente. Esse módulo automatiza todos os cálculos e o envio de lances nos pregões eletrônicos, dá lances simultâneos em dezenas de pregões com centenas de itens e muito mais. Mais informações aqui.

– Leia também: Robô de lances automáticos: vantagens do uso e detalhes do módulo de lances do Lance Fácil

4. Acompanhamento

Acompanhe em tempo real todas as mensagens do pregoeiro – você pode acompanhar diversos pregões simultaneamente. Receba alertas visuais e sonoros na tela do computador, por e-mail ou via SMS a cada nova mensagem do pregoeiro.

5. Documentação

Esse módulo automatiza todo o processo de geração e controle de documentos da licitação. Crie em poucos segundos todos os documentos necessários. Selecione os documentos que serão enviados que o sistema preencherá todos automaticamente, de acordo com os dados da empresa e os dados do edital.

Plataformas integradas por software de licitação

O Lance Fácil enquanto software de licitação trabalha com uma integração com as principais plataformas do mercado. Para usar nossa ferramenta, é necessário ter cadastro nas plataformas para negociação com o governo antes de usar o software para automação.

As principais plataformas e as funcionalidades disponíveis para cada uma são:

  • Comprasnet: Busca de Editais, Cadastro de Proposta + Doc, Lances Automáticos, Monitoramento de Chat, Dispensa Eletrônica;
  • Licitações-E: Busca de Editais, Monitoramento de Chat, Lances Automáticos;
  • Licitanet: Busca de Editais, Lances Automáticos;
  • Comprasnet Bahia: Busca de Editais;
  • BLL: Busca de Editais, Lances Automáticos;
  • BNC: Busca de Editais, Lances Automáticos;
  • BEC-SP: Busca de Editais, Monitoramento de Chat, Lances Automáticos;
  • Portal de Compras Públicas: Busca de Editais, Monitoramento de Chat, Lances Automáticos.

Com nossa ferramenta, você pode contratar módulos distintos para cada plataforma de acordo com suas necessidades, otimizando sua participação nas licitações!

Entre em contato agora mesmo e peça um teste grátis de 7 dias para experimentar em primeira mão os benefícios do Lance Fácil.

 

Siga-nos