Qual a importância do Termo de Referência e de seu correto processamento?
O Termo de Referência é um documento importantíssimo que integrada o edital de licitação da modalidade pregão. É ele que fundamenta a fase interna da licitação e serve como base para a condução de todo o certame de forma correta.
Veja a seguir o que estabelece o Termo de Referência e a sua importância.
Diferença entre Termo de Referência e Projeto Básico
O Termo de Referência e o Projeto Básico possuem a mesma finalidade. A diferença é que o Projeto Básico integra as modalidades licitatórias: convite, tomada de preços, concorrência, concurso e leilão. Enquanto isso, o Termo de Referência é utilizado exclusivamente no pregão, seja ele pregão presencial ou pregão eletrônico.
Dessa forma, ambos servem para definir formalmente e de maneira clara o objeto da contratação para que todo o certame possa ser conduzido de maneira transparente e coerente.
Definição do Termo de Referência
Decreto nº. 3.555/2000
“Art. 8º – A fase preparatória do pregão observará as seguintes regras:
(…)
II – o termo de referência é o documento que deverá conter elementos capazes de propiciar a avaliação do custo pela Administração, diante de orçamento detalhado, considerando os preços praticados no mercado, a definição dos métodos, a estratégia de suprimento e o prazo de execução do contrato;
III – a autoridade competente ou, por delegação de competência, o ordenador de despesa ou, ainda, o agente encarregado da compra no âmbito da Administração, deverá:
- a) definir o objeto do certame e o seu valor estimado em planilhas, de forma clara, concisa e objetiva, de acordo com termo de referência elaborado pelo requisitante, em conjunto com a área de compras, obedecidas as especificações praticadas no mercado;”
Para pregão eletrônico o Decreto nº. 5.450/2005 (§ 2º, artigo 9º) estabelece:
“O termo de referência é o documento que deverá conter elementos capazes de propiciar avaliação do custo pela administração diante de orçamento detalhado, definição dos métodos, estratégia de suprimento, valor estimado em planilhas de acordo com o preço de mercado, cronograma físico-financeiro, se for o caso, critério de aceitação do objeto, deveres do contratado e do contratante, procedimentos de fiscalização e gerenciamento do contrato, prazo de execução e sanções, de forma clara, concisa e objetiva.”
Implicações de seu indevido processamento
O termo de referência é o documento base para o edital de licitação e, posteriormente, para que o pregão seja conduzido de maneira correta. Então, é uma peça-chave para a etapa preparatória e, mais ainda, determinante para o sucesso de toda a licitação.
Quando há algum erro, requisitos mal elaborados ou omissões o certame pode ser direcionado, levando a sua anulação, revogação ou repetição, ou ainda, isso pode resultar em uma contratação que não atende adequadamente às necessidades da Administração Públicas.
Leia também: Impugnação do edital no pregão eletrônico: como e por que acontece?
O que consta no termo de referência?
- Definição do objeto;
- Justificativa;
- Pesquisa de preços;
- Dotação orçamentária;
- Condições de habilitação;
- Forma de apresentação das propostas;
- Prazo de entrega e forma de pagamento;
- Condição de recebimento do objeto;
- Fiscalização;
- Obrigações da contratante e da contratada;
- Sanções Administrativas;
- Garantia contratual;
- Amostras (dependendo do objeto que será contratado);
- Data, local e assinatura.
Importância do Termo de Referência
Quando se trata de licitações é normal que os licitantes entendam o edital como o documento mais importante de todo o processo licitatório. No entanto, o Termo de Referência, ou no caso de outras modalidades licitatórias, o Projeto Básico, é o grande responsável por todas as definições técnicas e metodológicas para a condução do certame e, até mesmo, para as definições do contrato.
Por isso, é tão importante que a elaboração do Termo de Referência seja baseada em estudos técnicos para determinação clara e objetiva do objeto de licitação e seus impactos quanto à contratação e à execução.
Quer explorar mais do universo licitatório? Conte com o Lance Fácil! No nosso blog publicamos artigos semanalmente para esclarecer os principais pontos de dúvida dos licitantes. Além disso, o nosso software de automação para licitação pode tornar a sua participação certa e descomplicada em vários certames. Conheça abaixo.
Comentários
1 Comentário
Muito boa explicação, parabéns..
Deixar um comentário