Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como participar de uma licitação de prefeitura?


Cada vez mais licitantes vêm se interessando em aprender a participar de uma licitação de prefeitura. O interesse foi despertado principalmente pela aprovação do decreto que prevê que municípios com menos de 15 mil habitantes são obrigados a licitar através do pregão eletrônico.

Isso porque o pregão eletrônico facilita a participação de empresas localizadas em cidades mais distantes, sem aumentar o custo do participante ou exigir seu deslocamento.

Se interessou? Nesse artigo você vai encontrar as principais informações que precisa saber para participar de licitações municipais. Continue lendo!

guia-do-pregao-eletronico-lance-facil

Como encontrar editais de licitação de prefeituras

Para participar de uma licitação você precisa primeiro encontrar o seu edital. No edital de licitação são listados os produtos e serviços que a Administração Pública necessita, condições para participação da licitação, documentos necessários e outras instruções que devem ser seguidas.

Os editais de licitação municipais podem ser encontrados nos portais de compras públicas, como, por exemplo: Comprasnet, Portal de Compras Públicas e a BEC SP.

Mas se você não tem muito tempo, pode usar ferramentas de automação para agilizar a sua busca. O Lance Fácil possui um módulo inteiramente dedicado à busca de editais. Ele localiza licitações com base nas palavras-chaves inseridas e regiões segmentadas por você.

Além disso, ele salva todas as buscas realizadas e baixa automaticamente todos os editais encontrados. Se você deseja saber mais sobre o nosso módulo de busca de editais, clique aqui.

Busque mais informações sobre os procedimentos licitatórios

Aqui no blog do Lance Fácil você encontra uma série de artigos com notícias e explicações de termos técnicos e procedimentos licitatórios. Conhecer a fundo essas informações vai te colocar na frente de muito licitante amador!

 

Leia o edital com atenção

Além da Lei que rege as licitações, o edital também exerce um papel fundamental nas licitações. Ele pode impor regras, condições, fazer exigências e muito mais.

Ou seja, não ler o edital com calma, pode te custar a vitória na licitação ou ainda te fazer participar de um certame que nem é vantajoso para você.

Reúna a documentação necessária

Depois de estudar cuidadosamente o edital, faça uma listinha com todos os documentos necessários para garantir a sua participação. Não tenha pressa para conferir o conteúdo dos documentos.

Estão todos dentro da validade? Há algum erro de digitação? Estão regulares junto aos órgãos emissores? Foram autenticados? No caso de licitações com prefeituras, recomendamos que você verifique quais são os regulamentos específicos e passos necessários para obter o seu CRC – Certificado de Registro Cadastral.

checklist de documentos

Licitação de prefeitura: uma oportunidade para iniciantes se destacarem

Se você ainda está começando no ramo de licitações, os certames organizados por prefeituras podem ser uma ótima oportunidade para aprender. Além de serem uma introdução ao mundo e aos procedimentos das licitações, eles também ajudam você a construir um currículo para a sua empresa. O que pode ser importante no futuro, para certames maiores.

Curso completo e gratuito para se tornar um licitante

Clique no banner abaixo e receba regularmente nossas aulas gratuitas sobre o mercado de licitações e aprenda a ganhar dinheiro sendo fornecedor do governo.

curso gratuito para licitações

Como o Lance Fácil pode te ajudar a participar de licitação de prefeitura

Dividido em módulos, nossa solução busca por licitações em todo País, cadastra propostas no portal de compras, dá lances automaticamente nos pregões, acompanha as mensagens do pregoeiro e ainda gera e envia documentação após a conclusão do pregão. 

O Software Lance Fácil pode auxiliar durante as etapas do pregão, aumentando suas chances de vencer. A plataforma vai simplificar e automatizar as etapas do pregão eletrônico. 

Cadastre-se abaixo e faça o teste gratuito para conhecer as funcionalidades da plataforma que te ajuda a aumentar suas chances de vencer a concorrência no pregão eletrônico. 

Siga-nos