Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pregão agendado no ComprasNet: entenda o que é e como pesquisar


Decidiu participar de um pregão pelo ComprasNet e agora quer acompanhar as informações inseridas pelo pregoeiro e pelos licitantes? Neste artigo, te ensinamos como pesquisar por pregão agendado no ComprasNet e o que é esse serviço de busca. 

O que é o ComprasNet?

Em resumo, ComprasNet é o maior portal de licitações do Governo Federal no Brasil. Nele, são inseridas inúmeras licitações diariamente – o que fornece muitas possibilidades para as empresas interessadas em entrar nesse modelo de negócios.

A inscrição nesse portal é gratuita, o que aumenta enormemente o número de empresas participantes e enriquece o ecossistema de licitações no país. 

Caso queira saber como criar sua conta e participar de uma licitação pelo ComprasNet, temos um guia completo clicando aqui.

Cotação eletrônica no ComprasNet

A cotação eletrônica é um método de contratação onde há Dispensa de Licitação. Exploramos tudo sobre essa forma de licitação nesse artigo aqui, mas vale relembrar alguns pontos importantes:

  • O sistema é usado para obras de engenharia de até 100 mil reais e outros produtos serviços em até 50 mil reais;
  • Casos de emergência ou calamidade pública estão incluídos com base na lei 14133/21;
  • No caso de rescisão de contrato de obras, serviços e fornecimentos, caso a nova empresa aceite os termos e valores já contratados (lei 14133/21);
  • Para casos em que a dispensa de licitação é cabível e não traga danos aos órgãos públicos ou à sociedade.

Esse modelo, então, gera maior flexibilidade na contratação de licitantes e gera benefícios para ambos os lados.

Pregões eletrônicos no ComprasNet

O pregão eletrônico é relativamente recente na história das licitações no Brasil, só entrou em vigor com a Nova Lei de Licitações, a 14133/21 que já citamos anteriormente na parte de cotação eletrônica. 

A facilidade de uso do pregão eletrônico é tamanha que ele já se faz obrigatório em cidades com menos de 15 mil habitantes. A modalidade online ganhou muita força na pandemia, mas seus benefícios continuam mesmo após o retorno à normalidade. Isso porque:

  • pregões eletrônicos podem atrair mais licitantes;
  • pregões eletrônicos são mais baratos para realizar;
  • pregões eletrônicos são mais fáceis de acompanhar. 

E é justamente sobre essa terceira facilidade que iremos falar agora. 

Consulta de pregão agendado no ComprasNet

Depois que realizar seu cadastro no ComprasNet (que agora é Compras.gov.br), acessar o edital e enviar sua proposta para o pregão, pode ser que queira acompanhar o progresso dessa licitação. E aí, o que fazer?

Bem, para achar o pregão eletrônico desejado, basta seguir estes passos abaixo:

  1. Acesse a aba de Destaques;
  2. Clique em Consultas;
  3. No quadrante do lado direito que diz Pregões, clique em Agendados;
  4. Altere a situação para Todas;
  5. Insira apenas o código UASG e o Número do Pregão.

(Ou você pode apenas clicar neste link e seguir os passos 4 e 5)

Ao fazer isso, aparecem os pregões com esses dados e, mais importante que isso, a coluna de Informações. É nessa coluna que serão inseridos esclarecimentos, avisos, impugnações, suspensões e outros documentos relevantes para o processo de licitação.

Essa coluna é preenchida pelo pregoeiro e será atualizada conforme esse receba mais informações sobre o pregão. Por isso, caso queira se manter em dia com as informações referentes ao seu edital, acompanhe essa coluna na pesquisa de pregão agendado no ComprasNet.

Como encontrar editais de licitação no ComprasNet

É possível, no caso do ComprasNet, ir direto para a página de busca de licitações e inserir as informações necessárias para descobrir pregões abertos. 

Contudo, caso não saiba o que está procurando, isso pode ser mais complicado do que aparenta. Afinal, há muitas informações e campos a serem preenchidos. E você pode até mesmo não achar os pregões relacionados a área de atuação da sua empresa.

O que fazer então?

Nesse caso, o melhor é contar com a automação. Se você quer saber como pesquisar editais de licitação em tempo recorde, clique aqui. Mas já te damos uma dica: tem tudo a ver com tecnologia e integração com ferramentas de automação. 

Como facilitar sua participação em pregões eletrônicos

Quem quer aumentar as chances de fechar um contrato de licitação sabe que não tem como fazer tudo manualmente. Há simplesmente muitos aspectos para avaliar em cada licitação: a parte de editais já é um desafio por si só

Por isso, se você quer melhorar sua participação em pregões eletrônicos, o melhor a fazer é automatizar processos e usar uma ferramenta que te ajude nisso. Dessa forma, as etapas mais manuais e que gastam mais tempo ficam livres de erros e podem ser feitas rapidamente.

O Lance Fácil é uma ferramenta que conecta licitantes às mais diversas plataformas de licitações no Brasil, incluindo o ComprasNet. Por isso, caso queira ganhar dinheiro com pregões e esteja procurando por uma forma de melhorar sua performance, essa pode ser a sua chance. 

Acesse o site do Lance Fácil e descubra quais são as funcionalidades para cada plataforma de pregão eletrônico e licitação disponíveis. 

Siga-nos