Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Cotação eletrônica no Comprasnet: entenda como funciona e como participar


Licitante, você já ouviu falar da Cotação Eletrônica? Ela é uma das muitas modalidades de licitação disponíveis para contratação de serviços pela administração pública.

Ou seja, ela oferece para empresas a chance de fornecer serviços e produtos para o governo.

Se você se preocupa com a burocracia e dificuldades do processo, pode ficar tranquilo! Afinal, uma das muitas vantagens dessa modalidade de compra é seu processo simplificado.

Apesar de ter sido criada pelo Ministério do Planejamento em 2001, a Cotação Eletrônica é constantemente atualizada.

Ela se destaca principalmente no Comprasnet, site oficial de compras do Governo Federal.

Se você se interessou, seu primeiro passo para participar é garantir o seu cadastro no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (SICAF) .

Quer entender sobre Contação Eletrônica no Comprasnet? Continue a leitura!

O que é Cotação Eletrônica?

A Cotação Eletrônica é uma modalidade de contratação pública para casos em que há Dispensa de Licitação.

Até 2019, isso ocorria apenas devido ao valor de contratação. Podemos entender melhor quando observamos a lei 8.666/93, inciso II, artigo 24:

“Na hipótese de aquisições por dispensa de licitação, fundamentadas no inciso II do art. 24 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, as unidades gestoras integrantes do SISG deverão adotar, preferencialmente, o sistema de cotação eletrônica, conforme disposto na legislação vigente.” Art. 4, § 2º. 

Para estes casos, os limites de valores são de até R$100 mil para obras de engenharia. Já para outros produtos e serviços, o limite é de até  R$50mil.

No entanto, novas exceções passaram a integrar o critério para as Cotações Eletrônicas. São eles:

  • Casos de emergência ou calamidade pública, em que um serviço ou produto garante a segurança das pessoas e dos bens públicos e sociais;
  • Na conclusão de obras, serviços e fornecimentos, quando ocorre a rescisão do contrato, desde que respeitada a ordem de classificação da licitação e se a empresa se comprometer a ofertar o mesmo preço da vencedora;
  • Para todos os casos em que a dispensa de licitação for cabível, ou seja, quando não for prejudicial ao órgão e à sociedade.

Quem pode participar da Cotação Eletrônica?

Podem participar da Cotação Eletrônica pessoas jurídicas, MEIs e pessoas físicas. Para estar apto, basta ter o cadastramento no SICAF.

Uma vez nesse sistema, você será notificado sempre que o governo publicar um edital para o seu seguimento. Leia o edital com atenção, pois nele você encontrará os prazos e documentos necessários para participar.

Depois que todos os fornecedores cadastram suas propostas, é aberta a fase de lances. Ela é finalizada em um tempo aleatório escolhido pelo próprio sistema. O vencedor é aquele que apresenta a proposta com menor preço durante os lances.

Procedimento da Cotação Eletrônica no Comprasnet

Para entender melhor o procedimento, que tal dar uma espiadinha no que acontece do outro lado. Isso mesmo, como o Governo cadastra, avalia e acompanha os procedimentos no Comprasnet.

Confira aqui o tutorial feito por Evaldo Ramos, Diretor de licitações no Tribunal de Contas da União.

Nesse vídeo você vai conferir uma apresentação prática e completa do procedimento necessário para cadastramento de uma cotação eletrônica no sistema Comprasnet. Começando pela a inclusão do aviso até a análise das ofertas enviadas pelas empresas.

Vantagens de fornecer através da Cotação Eletrônica

A Cotação Eletrônica é uma excelente opção para quem está começando a fornecer para o governo.

Afinal de contas, seu valor reduzido muitas vezes faz com que seus processos sejam simplificados. Além disso, também é comum que exigências técnicas também sejam menores em comparação a outras modalidades.

Ou seja, a Cotação Eletrônica é a oportunidade que você sempre quis para conseguir atestados de capacidade técnica e pleitear licitações posteriormente.

Softwares de licitação para Cotação eletrônica no Comprasnet

Se você é um pequeno ou médio empresário, a Cotação Eletrônica oferece a você a oportunidade de fornecer para o governo com mais agilidade e menos burocracia.

Se interessou em concorrer nessa modalidade de contratação? Conte com um software de licitação para se tornar um concorrente mais forte!

O Lance Fácil é um software de automação para licitações. Dentre seus produtos, ele possui um módulo exclusivo para Cotação Eletrônica. Com ele você:

  • Dá vários lances automáticos em vários itens e cotações simultaneamente (ilimitado);
  • Configura o momento para envio de lances, disputa inicial ou encerramento aleatório;
  • Busca cotações por palavras-chaves (ilimitado);
  • Se cadastra nas cotações (ilimitado);
  • Busca por estados;
  • Busca cotações com itens desertos;
  • Recebe notificação sobre a quantidade de dias para entrega;
  • É informado se o valor cadastrado está acima do valor estimado pelo pregão;

Tem acesso ao relatório de classificação final e concorrência.

 

Siga-nos