Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Como trabalhar com licitações? Conheça as profissões da área


Neste artigo, vamos explorar algumas das principais profissões para quem quer trabalhar com licitações. Veja quais são os cargos disponíveis no mercado e entenda mais sobre como começar neste segmento. 

Como trabalhar com licitações na iniciativa privada

Este artigo vai cobrir principalmente quem quer trabalhar com licitações dentro da iniciativa privada, sem considerar os órgãos públicos e funcionários responsáveis pelos editais. 

Dessa forma, podemos resumir e destacar as principais funções dentro da organização privada para licitações como:

E quais as diferenças entre eles?

Basicamente, analistas e consultores são profissionais qualificados voltados exclusivamente para o processo licitatório, com foco na geração de propostas e acompanhamento de editais para as empresas. Enquanto isso, os empresários são os próprios donos de empresas que lideram esse movimento e ainda precisam dividir tempo com outras atividades do negócio.

No caso, analistas costumam ser profissionais contratados internamente pelas empresas para exercerem a função, enquanto consultores agem de maneira autônoma e podem contar com diferentes empresas em sua cartela de clientes licitantes. 

Se dividirmos por tamanho de empresa, podemos pensar que:

  • Grandes empresas normalmente contam com analistas de licitações encabeçando times com engenheiros, advogados, contadores e outros profissionais para preparar as melhores propostas – o orçamento é maior e, consequentemente, o time também;
  • Empresas de médio porte podem contratar consultores terceirizados para terem ajuda no processo de licitação, já que ainda não são capazes de internalizar inteiramente o processo, mas já querem escalar algumas ações;
  • Pequenas empresas lidam com as licitações através do próprio empresário, que tem mais domínio e conhecimento sobre todas as áreas do negócio e consegue lidar com os departamentos jurídicos, contábeis e com a emissão dos laudos necessários mais facilmente. 

Analista de Licitação ou Consultor de Licitação

Os analistas ou consultores de licitações são os profissionais responsáveis por gerenciar todas as etapas do processo licitatório dentro das empresas. Sejam contratados internamente ou terceirizados, esses profissionais têm como objetivo maior o sucesso nos editais e a lucratividade das empresas. 

O que fazem esses profissionais?

Esses profissionais seguem as seguintes etapas para entrar em uma licitação:

  1. Um órgão público abre um edital com as condições para contratação e inicia o pregão eletrônico ou licitação presencial;
  2. As empresas se candidatam para fornecer o produto seguindo os passos necessários para participar do certame e quem fica responsável por isso é o analista ou consultor;
  3. O órgão público dá início ao processo licitatório;
  4. A empresa que cumprir todos os requisitos no edital e tiver o menor preço ganha a licitação.

Obviamente, tudo leva mais de quatro passos e não é tão simples assim. Mas essa visão resumida dá ao menos um panorama de onde agem os profissionais que querem trabalhar com licitações – excluindo o fato de que, para começo de conversa, eles atuam já no primeiro passo buscando pelas licitações ideais.

Agora, em termos práticos de suas funções, algumas das principais de quem quer trabalhar com licitações são:

  1. Pesquisa e análise dos editais abertos pelos governos e órgãos públicos;
  2. Desenvolver tabelas com controle de custos de participação;
  3. Verificar a viabilidade das propostas para as empresas;
  4. Verificar a regularidade fiscal do negócio e a concordância da empresa com a documentação exigida para disputa do edital;
  5. Avaliar exigências técnicas do edital e analisar se a empresa tem capacidade de executar o que é pedido em contrato;
  6. Realizar o cadastro da empresa na plataforma de licitação exigida no edital;
  7. Acompanhar o procedimento do pregão eletrônico enquanto ocorre;
  8. Planejar cotações, valores de referência, realizar estudos de concorrentes, etc.
  9. Produzir o documento enviado para apreciação no edital;
  10. Acompanhar o processo licitatório até o fim, mesmo que a empresa não seja escolhida;
  11. Acompanhar a execução do contrato no caso de deferimento e seu consequente pagamento.

Bastante coisa, certo? Por isso que muitas empresas optam por usar profissionais preparados para isso no lugar de utilizar algum funcionário interno. 

Quanto ganham em média?

Um analista de licitações ganha em média entre 2 e 4 mil reais, enquanto um consultor terá salário variável de acordo com a quantidade de clientes e o comissionamento por vitória em editais de licitação. Tudo depende do tamanho da empresa contratante e da verba disponível.

Trabalhar com licitações exige diploma?

Não, mas é importante se aprofundar e entender muito bem como funcionam as licitações, quais são as leis em vigor que regem o processo, como produzir os melhores orçamentos, quais são os documentos necessários, saber se a empresa licitante que contratou o profissional está em conformidade fiscal e muito mais.

O fundamental é que esses profissionais se qualifiquem e estudem bastante antes de começarem a trabalhar. O conhecimento prático será um divisor de águas para os analistas e consultores quando começarem a ter prática. 

Muitos também começam como auxiliares e assessores de licitação de profissionais já mais experientes antes de assumirem posições de decisão mais qualificadas. 

Como trabalhar com licitações de maneira mais inteligente?

Quem quer trabalhar com licitações e pensa em fazer isso de maneira inteligente sabe que a enorme quantidade de tarefas pede por uma maneira facilitada de executá-las. Para isso existem ferramentas como o Lance Fácil. 

Com nosso software, é possível que os profissionais e empresas automatizem lances em pregões eletrônicos e também façam buscas de editais, monitorem o chat e muito mais.

Para os consultores terceirizados, temos planos que incluem até 10 CNPJs dentro da conta principal, o que ajuda bastante na hora de manter vários clientes e levar bons resultados em licitações até eles.

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira tudo que nossa plataforma pode fazer. Temos um vídeo de demonstração especial. 

Siga-nos