Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Consultoria em licitações: quando vale a pena buscar o serviço?


Se você acabou de entrar no universo das licitações, ou quer aumentar suas chances de fornecer para o governo, deve ter percebido que esta não é uma tarefa fácil.

Cada licitação tem suas particularidades, sejam elas ditadas pela área do órgão que necessita do produto ou serviço. Sejam elas ditadas por especificações técnicas do edital.

Ou seja, são diferentes exigências de documentos, modalidades licitatórias, exigências técnicas, propostas e muito mais. Pontos numerosos e igualmente importantes para a sua classificação e vitória nas licitações.

Por isso, se você ainda não se sente seguro, ou tem muito trabalho em suas mãos, pode ser a hora de buscar ajuda de um profissional especializado na consultoria em licitações.

Consultoria em licitações: sua atuação no dia a dia das empresas

As vantagens de oferecer serviços e produtos para o governo não são novidade para muitas empresas. Seja pela estabilidade ou pela visibilidade, cada vez mais negócios têm investido nos processos licitatórios.

Algumas chegam até mesmo a incorporar em seu corpo de funcionários um setor inteiramente dedicado às licitações. 

Quando isso não acontece, esse serviço acaba caindo no colo dos profissionais responsáveis pela compliance. Que passam a lutar para equilibrar o volume das demandas com a pressão por boas performances.

No entanto, sabemos que na maioria das vezes as empresas que participam desses processos não são especializadas em licitações. 

Por isso, além de correr risco de cometer erros bobos, você também desperdiça a produtividade de seus funcionários na execução e revisão dos detalhes jurídicos que envolvem as licitações.

E é aí que entra a consultoria profissional para licitações. Ela tira essas tarefas de funcionários menos preparados e passa para especialistas, reduzindo seus esforços na participação em licitações.

Quer saber mais sobre as vantagens de contratar esse serviço? Continue lendo!

Benefícios de contratar uma consultoria em licitações

Como já vimos anteriormente, a principal vantagem é poupar seus funcionários da demanda extra enquanto conta com o trabalho especializado. Mas aposto que você deve estar se perguntando “e como isso afeta o meu desempenho?”.

Aumenta suas chances de vencer

Quando falamos em licitações, não existe brecha para erros. Uma falta de atenção na conferência de documentos ou equívoco no preenchimento de um edital pode ser o suficiente para te desclassificar.

E você não quer deixar uma vitória tão suada escapar de você por falta de cuidado e atenção aos detalhes, né?

Uma boa consultoria em licitações é o primeiro passo para evitar erros de principiante. Afinal, estes profissionais acompanham você da primeira a etapa até os procedimentos posteriores à sua vitória.

Leitura profissional sobre a sua participação

Em um momento de euforia, é normal que você queira participar do maior número possível de licitações. Achando que assim aumenta as suas chances de sair bem sucedido.

Um profissional, no entanto, tem a maturidade e inteligência de falar para você quais editais são realmente benéficos para você. 

Ele consegue, com base nas informações fornecidas por você, apontar se, naquele momento, sua empresa tem condições ou vai obter vantagens ao oferecer o que o edital pede.

Conferência e organização da documentação

Separar, organizar e conferir os documentos para licitação são tarefas chatinhas e que exigem bastante atenção e conhecimento. Afinal, nem sempre as exigências dos processos serão as mesmas (com exceção dos papéis apontados na Lei nº 8.666/93).

O problema é que, quando não detectado, um erro na documentação pode desclassificar a sua empresa ainda na fase de habilitação.

Nesse ponto, o papel do consultor é te ajudar e orientar em todos os processos para garantir a sua participação correta no processo licitatório. 

Consultoria em licitações ou contratar um software?

Essa pergunta é complexa e não possui uma resposta exata. Para saber qual destas opções é a melhor para você agora considere: quais custos você pode arcar no momento? Sua equipe tem o conhecimento necessário sobre a área para aproveitar as vantagens do software

Considere cada uma delas com cuidado e, caso você ache necessário, converse com uma equipe capaz de apontar a solução para suas necessidades específicas.

Siga-nos