Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

SIASG: passo a passo para acessar o Sistema de Gestão de Acesso do governo


A eficiência na gestão pública é essencial para garantir transparência e agilidade nos processos governamentais. Nesse contexto, o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) centraliza e facilita o acesso a diversas ferramentas e informações relacionadas às compras governamentais.

O que é o Sistema de Gestão de Acesso do Governo (SIASG)?

O SIASG é um sistema informatizado desenvolvido para otimizar a gestão de compras públicas, permitindo o acesso a diversas funcionalidades relacionadas à administração de recursos e contratações pelo governo federal.

O SIASG é composto por uma variedade de módulos e subsistemas, como o Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), Compras Governamentais (Comprasnet 4.0) e Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF)

Os usuários devem estar cadastrados no SIASG e terão seu acesso aos diferentes módulos conforme seu perfil de usuário. Além disso, todos esses sistemas compartilham a mesma senha de acesso, simplificando o processo para os usuários.

Essa abordagem reduz custos operacionais e de recursos humanos e também oferece uma experiência mais ágil e integrada aos usuários do SIASG, garantindo maior eficiência na gestão de compras governamentais.

Saiba mais: Como participar de licitações online?

Benefícios do SIASG

  • Formalização do termo de acesso: Os usuários podem formalizar o Termo de Acesso para utilização do SIASG de forma simplificada.
  • Criação de perfis de usuário: É possível criar perfis de usuário que serão responsáveis pela gestão dos acessos do órgão.
  • Geração automática de usuários e senhas: Novos usuários podem ser criados e suas senhas geradas automaticamente, agilizando o processo de onboarding.
  • Gestão de perfis e autorizações: Os administradores podem gerir os perfis de acesso e as autorizações para funcionalidades específicas dentro do SIASG.

banner com imagem triangular verde e mulher negra de braços cruzados com texto dizendo seja um concorrente mais forte vença licitações e botão com texto conheça o lance fácil

Quem pode acessar o SIASG?

O acesso ao SIASG é direcionado a uma gama de usuários, para garantir a integridade e a eficiência dos processos de compras governamentais. O sistema é acessível para órgãos e entidades da Administração Pública, não integrantes do Sistema de Serviços Gerais (SISG), tanto estaduais, quanto municipais. 

Além disso, serviços sociais autônomos e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos por meio de convênio ou instrumentos congêneres podem aderir ao sistema. 

Para participar de licitações, o sistema exige:

  • Fornecedores cadastrados: Empresas e entidades que tenham realizado o cadastramento de fornecedores e de catálogo de materiais e serviços, além do registro de preços de bens e serviços, estão aptos a acessar o SIASG para participar das licitações governamentais.
  • Nível II de credenciamento no SICAF: O acesso ao SIASG para participação em licitações exige, no mínimo, o nível II de credenciamento no SICAF. Esse nível abrange etapas como credenciamento e habilitação jurídica, garantindo que os fornecedores estejam qualificados para participar dos processos licitatórios.

Dessa forma, o acesso ao SIASG é para fornecedores que atendam a esses critérios, garantindo a conformidade nos processos de compras governamentais. 

A implementação desses requisitos assegura a escolha de fornecedores qualificados, promovendo a eficiência e a lisura nas contratações realizadas pelo governo.

Saiba mais: Dispensa eletrônica no Comprasnet: potencializando processos com o Lance Fácil

Como acessar o SIASG?

O acesso ao SIASG foi significativamente simplificado e agilizado. Anteriormente, o processo envolvendo a criação de usuários, senhas e perfis demandava de 1 a 2 semanas, devido a diversas etapas manuais e interações com outros sistemas. 

  1. Acesse o portal ComprasGov.br
  2. No menu lateral, acesse “Sistemas”, “Compras.gov.br” e, por último, “SGA — Sistema de Gestão de Acesso ao SIASG
  3. Para o primeiro acesso, preencha os dados do Termo de Acesso ao SIASG.
  4. Em seguida, acesse o SGA, e preencha login e senha de acesso, o mesmo do ComprasGov.

Formalize o termo de acesso ao SIASG

  1. Ao avançar para a página inicial do sistema, insira a senha de acesso ao SIASG. Em seguida, crie pelo menos um usuário com o perfil SIASG.
  2. Depois, baixe o arquivo gerado no sistema. É necessário que o dirigente máximo do Órgão/Entidade ou seu representante legal assine esse documento, em caso de substituição.
  3. Anexe o documento assinado e aguarde a validação do pedido.
  4. Acompanhe o andamento do processo por meio do Sistema de Gestão de Acesso ao SIASG ou por e-mail.

Após a aprovação do termo de acesso, o responsável terá as seguintes atribuições:

  • Cadastrar novos usuários e gerar as senhas para os primeiros acessos deles;
  • Vincular perfis específicos de acesso e utilização do SIASG;
  • Gerenciar a troca de senhas dos usuários cadastrados;

Os órgãos não integrantes do SISG que já possuem Termo de Adesão poderão utilizar o sistema para realizar as solicitações de novos usuários.

Leia também: ComprasNet: entenda como funciona o maior portal de licitações do país
Editais no ComprasNet: como encontrá-los facilmente?

Em resumo, o SIASG é uma ferramenta fundamental para a gestão eficiente das compras governamentais, proporcionando transparência, agilidade e controle aos órgãos públicos e fornecedores. Seguindo o passo a passo apresentado neste artigo, você poderá acessar facilmente o sistema e aproveitar todos os benefícios que ele oferece.

desconto nas ferramentas Lance Fácil

Aproveite as ferramentas do Lance Fácil

Para mais praticidade no processo licitatório, utilize as automações que o Lance Fácil oferece. 

O nosso software é dedicado ao gerenciamento de licitações e oferece soluções práticas para tarefas do dia a dia. Com o Lance Fácil, você busca editais, dá lances automáticos, cadastra proposta, monitora chat com pregoeiros, dentre outras facilidades.   

Com recursos projetados especialmente para as modalidades de licitação, o Lance Fácil proporciona agilidade e segurança em cada etapa do processo.

Cadastre-se para um teste gratuito de 7 dias e experimente todos os recursos.

Siga-nos