Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pregão eletrônico do Banco do Brasil (Licitações-e): saiba como funciona e como participar


Atualmente existem vários portais onde os órgãos públicos realizam suas licitações. Dentre os principais podemos destacar: ComprasNet, Licitações-E (Banco do Brasil), BEC SP e Portal da Transparência.

No artigo de hoje, vamos falar sobre como funciona e o que você precisa saber para participar do pregão eletrônico do Banco do Brasil no Licitações-e. Então, se você quer saber mais sobre esse tema, fique nesse post! 

guia-do-pregao-eletronico-lance-facil

Licitações-e: conheça o portal de compras públicas do Banco do Brasil

O Licitações-e é um portal online de realização de compras e contratações de serviços disponibilizado pelo Banco do Brasil.

Muitas agências bancárias, que necessitam de produtos e serviços, utilizam seus serviços. No total são mais de 4 mil agências inscritas.

Além disso, mais de mil órgãos públicos também usam a plataforma.

Diferentemente do ComprasNet, para usufruir do Licitações-e é cobrado uma tarifa para participação.

BB licitações

Quer dizer então que o Banco do Brasil realiza licitações? Isso mesmo!  As licitações do Banco do Brasil (BB licitações) funcionam como qualquer licitação. Ou seja, possuem edital público com finalidade de contratar um serviço ou comprar algo.

Para tal, o Banco imita os demais órgãos da Administração Pública e segue os preceitos ditados pela Nova Lei de Licitações. Ou seja, é através do que está previsto na lei n.º 14.133/21 que são definidas as etapas e o passo a passo de todo o processo licitatório.

Os licitantes que desejarem participar devem apresentar um cronograma completo do serviço que atenda às exigências do edital da licitação.

Tendo isso em mente, é possível submeter ofertas nas licitações realizadas pelo Banco do Brasil para projetos que vão desde a iniciativa científica, até os de natureza artística, educacional e outros. 

Durante os processos licitatórios, a instituição responsável pela contratação deve analisar se o candidato está apto a atender as formalidades que ela solicita.

Mas como isso é aplicado ao pregão eletrônico do Banco do Brasil?

No caso dos pregões eletrônicos realizados pelo Banco do Brasil, a empresa licitante que quiser participar tem a liberdade de escolher os editais que oferecem mais vantagens para o negócio. Utilizando os critérios de julgamento que desejar.

Já o Banco do Brasil, além dos critérios descritos em lei e no edital, precisa avaliar alguns pontos e documentos para basear sua decisão. Dentre os pontos observados podemos destacar:

  • Descrição dos contratos;
  • Forma de execução das atividades; 
  • Contratação de pessoal;
  • Demanda de mão de obra qualificada. 

Além disso, desde 30 de junho de 2016 o Banco do Brasil também conta com o respaldo da lei n.º 13.303. Através deste decreto é regulamentada a participação de estatais e economias de empresa mista em processos licitatórios.

Dessa forma, a convocação por editais se enquadra na responsabilidade de empresas públicas.

checklist de documentos

Como funciona a plataforma de licitações do Banco do Brasil

Todas as licitações do Banco do Brasil são realizadas através do portal Licitações-e.

Através do portal de compras, o licitante pode se inscrever usando a chave de acesso que é fornecida pelo site.

Uma vez logado, é possível realizar sua pré-inscrição com as informações da sua empresa, e anexar propostas sempre que identificar uma oportunidade de participar de um processo de licitação.

Por mais que as etapas de inscrição sejam simples, é importante prestar atenção em cada passo realizado. Dessa forma, você evita o surgimento de impedimentos capazes de desqualificar a participação da sua empresa.

Como se cadastrar no Licitações-e?

Primeiramente, para utilizar o portal de licitações Licitações-e, é necessário que o fornecedor faça sua adesão e cadastre seu(s) representante(s) conforme segue:

Cadastro de Fornecedor Correntista do Banco do Brasil

  • Dirigir-se à sua agência de relacionamento e solicitar seu registro no sistema;

  • Firmar termo de adesão ao regulamento, e
  • Nomear representante(s) (pessoa física), que será(ão) registrado(s) no sistema e reconhecido(s) como legítimo(s) para realizar(em) negócios em seu nome e sob sua responsabilidade (Termo de Nomeação de Representante). Nos casos em que ele(s) não seja(m) correntista(s) do Banco, deverá(ão) fornecer cópia e original da identidade, do CPF e comprovante de residência.

Fornecedor Não Correntista do Banco do Brasil

  • Dirigir-se a qualquer agência do Banco e solicitar seu registro no sistema;
  • Fornecer original e cópia do Contrato Social, do CNPJ e dos documentos pessoais dos sócios;
  • Firmar Termo de Adesão ao Regulamento; e
  • Nomear representante(s) (pessoa física), que será(ão) registrado(s) no sistema e reconhecido(s) como legítimo(s) para realizar(em) negócios em seu nome e sob sua responsabilidade (Termo de Nomeação de Representante). Nos casos em que ele(s) não seja(m) correntista(s) do Banco, deverá(ão) fornecer cópia e original da identidade, do CPF e comprovante de residência.

e-book glossário de licitações

O que é necessário para participar de Pregão eletrônico do Banco do Brasil?

Primeiramente você deve se atentar às exigências impostas pelo edital. Nele é possível consultar o motivo da compra e contratação, dentre outras informações que te permitem identificar se você está apto e se é vantajoso participar.

 

Além disso, o edital de licitação também apresenta as observações técnicas do programa, prazos e exigências para participar das licitações Banco do Brasil.

 

Uma vez encerradas as inscrições, os responsáveis pela licitação farão a avaliação e classificação das propostas. Para, em seguida, anunciar os vencedores do pregão eletrônico.

Pregão eletrônico do Banco do Brasil (Licitações-e): passo a passo

Participar do pregão eletrônico do Banco do Brasil é mais fácil do que você imagina! Duvida? Então confira o passo a passo que preparamos para te guiar.

1. Comece acessando o portal Licitações-e

Você pode acessar o portal do Licitações-e através usando seu computador ou dispositivos móveis (celular, tablets e etc). 

Uma vez logado, você deve escolher o tipo de acesso e preencher as informações para as licitações Banco do Brasil. Em seguida, deverá clicar em “Suas propostas”.

Lá, você vai se deparar com o item “Listar Licitações por Situação”. Acesse “Acolhimentos de propostas”, dando o “ok”. Em seguida, uma nova tela apresentará as licitações disponíveis. 

Escolha a licitação desejada e clique em “Oferecer proposta”. Também é possível conhecer os detalhes da licitação ao clicar sobre sua descrição. 

2. Escolha a sua proposta

Na página seguinte você encontrará a descrição das licitações em aberto no Banco do Brasil. Analise-as com cuidado e escolha as que forem realmente vantajosas para você!

A etapa seguinte apresenta as regras do pregão. Lá você encontrará o campo “Condições do proponente”. Ele é opcional,  mas você deverá checar se o edital exige o preenchimento desta informação.

3. Informe o valor de sua oferta

Agora é hora de preencher o campo com o “preço unitário proposto”. Essa parte é fundamental para que a proposta das licitações Banco do Brasil possa ser elegível.

Depois que você preencher essa informação, o sistema vai cruzar os dados e, se não houver erros, basta clicar em “confirmar”.

4. Concluindo a inscrição

Agora é a hora de revisar a sua inscrição! Lembre-se que uma vez submetida não será possível editar os dados.

5. Ganhei o pregão, e agora?

O primeiro passo será apresentar o histórico da movimentação financeira. O vencedor deverá fornecer uma garantia, como um pagamento-caução ou a contratação do Seguro Garantia de Licitação.

Estas condições são exigidas para que as partes possam ter segurança contra imprevistos financeiros. 

curso completo de licitação gratuito online

O que muda no pregão eletrônico com a Lei 14.133/21

A Lei 14.133/21 trouxe mais transparência e eficiência para o processo licitatório. Algo que se mostrou extremamente necessário, principalmente por causa da pandemia do novo coronavírus.

Na prática, a nova lei de licitações não mudou muita coisa em relação ao funcionamento dessa modalidade. Algo justificável, principalmente quando consideramos que o pregão eletrônico sempre se destacou por sua modernidade, praticidade e transparência.

Por isso, o pregão eletrônico segue como um meio licitatório eletrônico, dispensando o envio de documentos físicos e o comparecimento presencial.

Entenda melhor no artigo: “Novo decreto do pregão eletrônico: veja as principais alterações”.

Gostou? Então talvez você também se interesse por: Pregão eletrônico no Comprasnet: entenda como funciona e como participar

Como garantir um bom desempenho no Pregão Eletrônico

Nem todo mundo conta com uma equipe grande ou tempo disponível para cuidar de todos os procedimentos do pregão eletrônico. O que cria um cenário de desigualdade para pequenas e médias empresas.

Esse é o seu caso? Então talvez você devesse investir em um software robô para pregão eletrônico. Um bom software de automação em licitações automatiza os processos manuais e repetitivos, reduz drasticamente as chances de erro humano, possibilita o aumento da participação em certames (sem a necessidade de aumentar a equipe ou estrutura) e ainda te ajuda a dar lances mais estratégicos!

Lance Fácil, o software líder na automação para licitações

O Lance Fácil é o software de automação em licitações que oferece uma solução completa. Com ele você simplifica e automatiza todas as etapas dos pregões eletrônicos.

Dividido em módulos, ele:

  •  busca por licitações em todo país, 
  • cadastra propostas no portal de compras, 
  • dá lances automaticamente nos pregões, 
  • acompanha as mensagens do pregoeiro 
  • e ainda gera e envia documentação após a conclusão do pregão.

Nosso software é compatível com os portais ComprasNet, Licitações-E (Banco do Brasil) e Portal da Transparência. Além disso, estamos sempre investindo em inovações para que nossas ferramentas de automação possam se adequar aos novos decretos do Governo Federal. 

 O Lance Fácil tem um valor acessível também para micro empresas e empreendedores individuais que pensam grande e querem vencer mais licitações!

Você pode testar por 15 dias de forma gratuita o nosso software robô para pregão eletrônico no módulo “Busca de Editais”. 

Quer saber mais sobre o pregão eletrônico? Não deixe de conferir o nosso artigo: Como participar de pregão eletrônico? Passo a passo para iniciantes

software de automação para licitações

Siga-nos